INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 15 de Agosto de 2022 – Diariamente as autoridades e a sociedade moçambicana vêm repetido, o velho adágio: “se conduz, não beba”. Milhares de meticais tem sido gastos em campanhas publicitárias, alertando a sociedade sobre este mal – os acidentes, que diariamente criam danos irreparáveis nas diversas famílias, e neste domingo, mais seis pessoas morreram, na passagem de nível de Cateme, no distrito de Moatize, na província de Tete.
Dados recolhidos pela “Integrity” indicam que tudo ocorreu devido ao estado alterado dos ocupantes da viatura, que minutos antes, acabavam de reforçar o “stock” de bebidas alcoólicas numa das barracas da comunidade de Cateme e saído do local a alta velocidade, entretanto, explicaram as fontes, que chegando ao local do acidente, o motorista perdeu o controlo da viatura, porque já não conseguia travar e acabou embatendo numa locomotiva da mineradora Vulcan que transitava ao longo da linha do Corredor Logístico de Nacala (CLN).
Em comunicado, emitido nesta Segunda-feira (15), a Nacala Logistic confirmou o abalroamento de comboio K745 com 118 vagões, composto pelas locomotivas 1824/1865 líderes, com uma viatura de marca Mitsubishi do tipo “Pick Up”. O incidente ocorreu no dia 14 de Agosto de 2022, no distrito de Moatize, localidade de Cateme, pelas 14h24.
De acordo com a Nacala Logistic, a ocorrência foi imediatamente reportada ao Centro de Controlo Operacional, em Moatize e foram accionados de imediato as equipes de bombeiros, ambulância e da Via Permanente para local. Do acidente resultaram 6 óbitos confirmados e danos materiais principalmente na viatura.
No entanto, a empresa avança que a causa do acidente está sob investigação, mas dados preliminares indicam que o acidente resultou da inobservância das regras de travessia de linha férrea pela parte do condutor da viatura. (INTEGRITY)