INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 15 de Agosto de 2022 – O vice-presidente do Quénia, William Ruto, está à frente numa disputa presidencial acirrada, de acordo com resultados oficiais divulgados pela mídia queniana neste domingo, à medida que mais policias de choque foram mobilizados dentro do centro de contagem das eleições nacionais após agressões e acusações de agentes do partido.
A luta destacou os ânimos desgastados e as altas tensões dentro do salão de contagem nacional, enquanto o país aguarda os resultados oficiais da eleição de terça-feira passada. Houve comentários irônicos online sobre a confusão de cidadãos apontando que o resto da nação está esperando pacientemente.
Na corrida presidencial, os resultados oficiais verificados pelo grupo de mídia Nation mostraram que Ruto obteve 51% dos votos, à frente do líder da oposição de esquerda Raila Odinga, que teve 48%.
A confusão sobre a contagem de votos na mídia e o ritmo lento do progresso da comissão eleitoral alimentaram a ansiedade no Quénia, que é a nação mais rica e estável da África Oriental, mas que tem um histórico de violência após eleições disputadas. Onélio Luís/Reuters