INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 15 de Agosto de 2022 – No Sábado, dia 13 de Agosto de 2022, a Administração distrital de Mocímboa da Praia e as Forças de Segurança do Ruanda receberam mais de 437 deslocados internos do campo de deslocados internos de Quitunda que fugiram das suas casas em 2019 na sequência dos ataques do grupo terrorista.
A maior parte da população local fugiu e reuniu-se no campo de deslocados internos de Quitunda, distrito de Palma, enquanto outros dispersaram-se para diferentes locais da mesma Província.
ANICA Mvita, mãe de 5 filhos, disse: “Meus filhos e eu vivemos em dificuldades sem necessidades básicas no campo de deslocados, mas espero que a vida mude”.
O Administrador distrital, Sumaila Mussa, realçou que as Autoridades moçambicanas vão continuar a fazer o possível para suprir as necessidades básicas para que os repatriados possam começar uma nova vida.
Mais de 2.630 regressaram às suas casas na cidade de Mocímboa da Praia e arredores enquanto cerca de 3.000 se estabeleceram na aldeia de Awasse desde Junho deste ano. (Traduzido: MOD)