INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 13 de Agosto de 2022 – O Governo dos Estados Unidos, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou um novo programa para promover a frequência escolar das raparigas, melhorar a sua segurança na sala de aula, e aumentar o seu ingresso no ensino secundário. Embora a igualdade de acesso à educação tenha melhorado em Moçambique, mais de metade das raparigas moçambicanas abandonam a escola até à quinta classe.
Em coordenação com os Ministérios da Educação e da Saúde, este novo programa aborda os principais desafios que as raparigas enfrentam para permanecerem na escola, fornecendo formação e materiais a educadores e Directores sobre temas cruciais.
Denominado USAID Advancing Girls’ Education (USAID AGE), o programa de cinco anos centrar-se-á nas comunidades com baixo número de alunas matriculadas nas escolas de Nampula e Zambézia. Concentra-se na formação em literacia e numeracia, incorporando importantes tópicos de competências sociais e de vida, como a gestão da higiene menstrual, nutrição, e prevenção da violência, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
“Estamos a construir uma longa história de melhoria do acesso à educação de qualidade, particularmente para raparigas jovens, porque quando as raparigas recebem uma educação eficaz, tornam-se adultos com mais oportunidades económicas, fazem escolhas de vida mais saudáveis e são mais susceptíveis a participar activamente na vida cívica”, disse o Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Peter H. Vrooman.
“O Governo dos Estados Unidos continua a investir em ferramentas que possam oferecer melhor acesso a uma educação de qualidade, particularmente para as raparigas. Programas como o USAID AGE reduzem as barreiras que impedem as raparigas de alcançarem o seu pleno potencial e promovem o desenvolvimento social e económico inclusivo de Moçambique”.
A USAID escolheu o Centro de Capacitação da Sociedade Civil (CESC), uma organização não governamental local, para implementar o programa. Além de apoiar professores e directores, o programa irá trabalhar com pais, membros da comunidade e líderes religiosos para estabelecer clubes de jovens e outras actividades centradas na capacitação das raparigas e na promoção do envolvimento da comunidade, visando assegurar que as raparigas tenham ambientes escolares seguros e permaneçam na escola até à graduação.
A USAID investirá 10.67 milhões de dólares neste programa ao longo dos próximos cinco anos. O apoio à educação é uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para ajudar Moçambique a construir um país mais saudável, mais seguro, mais democrático, e mais próspero para todos os cidadãos. (INTEGRITY)