INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 12 de Agosto de 2022 – A execução do projecto Porto de Macuse, orçado em 2.5 mil milhões de USD, nos últimos oito anos, tem levantado divergências e percepções de que o mesmo esteja encalhado, como avançavam os membros do Corredor de Desenvolvimento da Zambézia (CODEZA).
Contrariamente à informação avançada por certa imprensa na última terça-feira (09) de que o Projecto ferro-portuário Chitima –Macuse estava encalhado e sem pernas para andar, nesta quinta-feira, a empresa de capitais tailandeses, Thai Moçambique Logística (TML), chamou a imprensa para garantir que o Porto de Macuse, inserido no projecto do Corredor Logístico de Chitima, na Província de Tete, estará operacional dentro de 36 meses, ou seja, dentro de três anos.
De acordo com a administração da Thai Moçambique Logística, “neste momento, estamos na fase de construção de casas, para o reassentamento da comunidade e esperamos, vivamente, que, em curto prazo, tenhamos implementado também todo mecanismo de financiamento do projecto na sua íntegra, enquanto corredor logístico, Chitima–Macuse e a operação portuária.”
A administração da Thai Moçambique Logística disse que: “como temos clientes e como temos financiamento, o calendário de execução do porto, eu diria… que os 36 meses é o prazo que se pode considerar exequível (…). Estamos num processo, felizmente, com o apoio do Governo na sensibilização das companhias mineradoras, para abraçarem este projecto. As companhias são a âncora do desenvolvimento deste projecto”.
Este projecto foi abraçado em 2014, a partir de um concurso internacional, que conta com a parceria dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e o Corredor de Desenvolvimento da Zambézia (CODEZA). Actualmente, a TML está a trabalhar no processo de reassentamento de 90 famílias e reabilitação de três pontes.
A culminação dos trabalhos de reassentamento está prevista para Agosto de 2023. Enquanto isso, faz-se o levantamento das famílias abrangidas pela via ferro-portuária. Entretanto, não se sabe quando será o prazo certo para a culminação da linha-férrea. (Omardine Omar)