INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 12 de Agosto de 2022 – Uma equipa multisectorial – composta pelos oficiais da Agência de Controlo de Qualidade Ambiental (AQUA), Fiscais Florestais e Membros das Alfândegas, na Província de Cabo Delgado – apreendeu, no passado dia 27 de Julho do presente ano, no Porto de Pemba, um carregamento de 20 contentores de madeira preciosa, contendo cerca de mil metros cúbicos da espécie do tipo “pau-preto” e em toro, interditas para exploração ou exportação.
Na operação, constatou-se que os 20 contentores faziam parte de um lote de 63 contentores, sendo que os restantes 43 ainda estavam num estaleiro conhecido localmente por Sain Funger Timber, no distrito de Montepuez, explorado pela empresa Miti. Tudo foi descoberto quando as autoridades detectaram irregularidades.
No entanto, este é mais um caso relacionado com tentativa de exportação ilegal de madeira retirada nas florestas de Cabo Delgado, para alimentar o mercado chinês, que já recebeu 76 contentores de madeira. (INTEGRITY)