“Fome espreita nas residências” de mais de 27 mil famílias do distrito de Vanduzi, em Manica

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 11 de março de 2024-Mais de 27. 600 famílias, residentes no distrito de Vanduzi, na província de Manica poderão passar fome devido a fraca produção, propiciada pela escassez de chuvas durante a primeira campanha agrária.

Com o fenômeno El Niño que se faz sentir no País, vários hectares de milho, as culturas de bandeira daquele distrito ficaram perdidos e as famílias camponesas já se queixam de uma fome iminente.

“A campanha agrícola 2023/2024 está perdida, devido à falta de chuva, entretanto pedimos um antecipado apoio para que nos próximos dias não morramos a fome”, em uníssonos gritaram de socorro os camponeses.

O administrador do distrito de Vanduzi confirma a iminente bolsa de fome que poderá afectar as mais de 27 mil famílias locais e disse estar a trabalhar com parceiros para dar cobro à situação.

 

“Já sentei com parceiros para ver se resolvemos a situação, aliás a ideia é encontrar sementes de ciclo curto, porque os camponeses só podem entrar para a segunda época com aquele tipo de sementes”, concluiu João Amade, quem pediu as famílias camponesas para optarem por zonas baixas e ao longo de vários cursos de água para produzirem durante a segunda época.

O distrito de Vanduzi é tido como o que contribui com vários produtos alimentares para a alimentação da população da província de Manica. (Pedro Tawanda, em Manica)

Exit mobile version