INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 11 de Agosto de 2022 – Quando as famílias de Muidumbe regressam às suas casas, depois de dias como deslocados noutras áreas de Cabo Delgado, eis que as aldeias daquele Distrito voltam a registar mais sustos e desespero, em consequência de novos ataques de terroristas.
Os “Al-Shabaabs” de Moçambique voltaram a criar caos nas aldeias de Mapate, Litapata e Mandava, na noite desta Quarta-feira (10.08), obrigando a fuga de famílias das suas casas, para as quais haviam regressado recentemente.
A Integrity Magazine ainda não tem detalhes sobre os reais danos, mas tem a indicação de que algumas casas foram queimadas na aldeia de Mapate.
A nossa equipa sabe igualmente que, antes do ataque às três aldeias, os terroristas escalaram às baixas das zonas de Mapalanganha e Nambayaya, onde mataram um número ainda desconhecido de pessoas, que se dedicavam à produção de diversas culturas agrícolas.
O Distrito de Muidumbe está sob a alçada das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e das Forças Locais, compostas por voluntários e antigos combatentes da Luta Armada de Libertação Nacional.
O relato de novos ataques terroristas em Muidumbe acontece poucos dias depois de o Administrador distrital ter-se fixado na Sede do Distrito, Namacande, onde vive sob fortes medidas de segurança pelas FDS e Forças Locais, de acordo com as nossas fontes.
De referir que as mesmas fontes acreditam que os atacantes, de Terça-feira, Quarta-feira e Sábado, sejam parte do grupo que escapou as operações das FDS na base Kathupa, recentemente destruída, pelo que, no sentido de criar novas bases, rumaram mais a Oeste, através do rio Messalo. (Mussa Yussuf para IMN, em Pemba)