Canadá “ordena que seus cidadãos” evitem viagens para 14 distritos de Cabo Delgado devido aos ataques terroristas, raptos e outros crimes

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 06 de março de 2024-Os serviços de segurança e protecção do Governo canadiano emitiram um alerta no dia 04 de março de 2024, determinando para que os seus cidadãos evitem todos os tipos de viagens para 14 distritos da província de Cabo Delgado e dois de Nampula.

O alerta do governo canadiano surge depois dos serviços de segurança francês ter feito o mesmo no mês passado, um anúncio que deixou o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, com nervos à flor da pele, uma vez que a TotalEnergies é uma multinacional de capitais parisienses que tem licenças para explorar o gás nas áreas 1 e 4 na Península de Afungi, no distrito de Palma. (Consulte aqui: https://travel.gc.ca/destinations/mozambique#risk)

 Entretanto, o Governo canadiano afirma que deve haver um elevado grau de cautela em Moçambique devido ao crime, rapto e terrorismo. Esta situação verifica-se em alguns distritos da província de Cabo Delgado, onde deve-se evitar todas as viagens para os seguintes distritos da província de Cabo Delgado devido à insurgência em curso por parte dos militantes:

Resto da Província de Cabo Delgado – Evite viagens não essenciais

Evitar viagens não essenciais para o resto da província de Cabo Delgado devido ao risco de a insurgência se expandir para estas áreas. Isto inclui a cidade de Pemba, que pode ser considerada um alvo dos militantes.

Partes da Província de Nampula – Evite viagens não essenciais

Evitar viagens não essenciais para os seguintes distritos da província de Nampula devido ao aumento da insurgência por parte dos militantes:

Os militantes continuam activos em vários distritos do norte de Cabo Delgado. Conflitos violentos entre militantes e forças de segurança ocorrem com frequência. Os ataques encenados contra áreas povoadas têm como alvo tanto as forças de segurança como os civis. Os militantes queimaram aldeias, invadiram delegacias de polícia e realizaram emboscadas nas estradas e ataques com facões e armas de fogo contra os moradores. Isto resultou em centenas de vítimas e mais de um milhão de pessoas deslocadas.

Existe uma ameaça contínua de rapto e actividade criminosa, como contrabando e mineração ilegal, em toda a província.

A capacidade do Governo do Canadá de prestar assistência consular aos canadianos na província de Cabo Delgado é extremamente limitada.

Espere uma presença de segurança reforçada em Cabo Delgado, especialmente nos distritos norte e centro.

Província de Nampula – distritos de Eráti e Memba

Militantes cometeram ataques nos distritos de Eráti e Memba, na província de Nampula.

Embora não tenha havido relatos de confrontos recentes, a situação permanece imprevisível.

Província de Sofala 

A situação de segurança melhorou significativamente desde o acordo de paz assinado entre os partidos políticos locais em agosto de 2019 e o encerramento da última base militar na Gorongosa em 2023.

As eleições distritais marcadas para 2024 ainda poderão levar a distúrbios civis.

Fronteira com a África do Sul

O aumento do tráfego ao longo da autoestrada que vai de e para a fronteira terrestre com a África do Sul levou a:

Se você cruzar nesta fronteira terrestre:

Crime

Pequenos crimes

Pequenos crimes, como furtos, assaltos e roubos de bolsas, ocorrem regularmente em Moçambique, especialmente em Maputo. Os viajantes têm sido alvo de ataques a qualquer hora do dia. Os criminosos terão como alvo especialmente indivíduos que andam sozinhos à noite com malas, bolsas ou itens de valor visíveis, como telemóveis.

O roubo de peças de veículos é frequente, principalmente na época de festas de fim de ano, e ocorre nestes locais:

Durante sua viagem:

Crime violento

Crimes violentos, como assalto à mão armada e roubo de residências, ocorrem dentro e ao redor de grandes cidades, como:

Durante sua viagem:

Os turistas geralmente não são o alvo, mas você pode estar no lugar errado na hora errada.

Terrorismo

Existe uma ameaça de terrorismo, especialmente em certas partes das províncias de Cabo Delgado e Nampula, onde militantes insurgentes continuam a operar e a cometer ataques. Os militantes são especialmente activos nos distritos centro e norte de Mocímboa de Praia, Macomia, Muidumbe e Palma.

Outros ataques são prováveis.

As metas podem incluir:

Esteja sempre atento ao que está ao seu redor quando estiver em locais públicos.

Sequestro

O rapto para resgate ocorre em cidades maiores, como a Cidade de Maputo, Matola e Beira.

Embora a maioria das vítimas sejam moradores locais considerados ricos, os estrangeiros têm sido o alvo. Os sequestradores frequentemente operam durante o dia.

Os raptos também ocorrem regularmente na província de Cabo Delgado. Cidadãos estrangeiros e trabalhadores foram visados. Outros incidentes são prováveis.

Fraude

Ocorrem fraudes com cartões de crédito e caixas eletrônicos, incluindo incidentes de clonagem de cartões. Ao usar seus cartões de débito ou crédito:

Fraude no exterior

Cíber segurança

O cibercrime, os ataques de malware e a extorsão online podem ocorrer em Moçambique.

Os cibercriminosos podem comprometer redes Wi-Fi públicas para roubar dados pessoais ou informações de crédito.

Eles também podem monitorar as redes sociais e ouvir suas conversas telefônicas.

Demonstrações

Ocasionalmente ocorrem manifestações, mas é necessária uma licença de demonstração. Mesmo as manifestações pacíficas podem tornar-se violentas a qualquer momento. Em alguns casos, as forças de segurança usaram gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar as multidões. As manifestações também podem levar a perturbações significativas no trânsito e no transporte público.

Segurança das mulheres

As mulheres que viajam sozinhas podem estar sujeitas a algumas formas de assédio e abuso verbal.

Conselhos para mulheres viajantes

Segurança na estrada

A segurança rodoviária varia consideravelmente em todo o país. Acidentes fatais são comuns e geralmente envolvem pedestres. Os postos de combustível são raros nas zonas rurais e a assistência policial pode não ser fiável.

Condições de estrada

As condições das estradas podem variar muito em todo o país. As ruas são pavimentadas em Maputo e nas grandes cidades, mas geralmente são lotadas e estreitas. As estradas no sul e oeste do país são geralmente bem conservadas, mas podem ser afetadas por condições climáticas sazonais.

As condições de condução podem ser perigosas durante a estação chuvosa, de dezembro a abril, e por vezes a visibilidade quase nula representa uma ameaça. Você pode precisar de um veículo com tração nas quatro rodas para viajar fora das cidades e fora das principais rodovias.

Dirigir fora das grandes cidades também pode ser perigoso devido a:

Hábitos de condução

Os motoristas muitas vezes não respeitam as leis de trânsito. Frequentemente, eles dirigem em velocidades excessivas e têm pouca consideração pelos pedestres e pelo direito de passagem de outros motoristas. Beber e dirigir podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.

Após um acidente de carro, uma grande multidão pode se reunir no local do incidente e tornar-se hostil. Se isso acontecer, afaste-se do local e dirija-se à delegacia mais próxima.

Na estrada em Moçambique:

Pontos de verificação

Postos de controle policial são comuns em todo o país. Apenas os agentes da polícia nacional têm autoridade para estabelecer postos de controlo.

A aplicação da lei de trânsito consiste em policiais de trânsito estacionados a pé. Eles param veículos aleatoriamente para inspeções ou identificação. A não apresentação de documentos de identificação pode resultar em multa elevada.

Extorsão

Há relatos de corrupção generalizada entre as fileiras da polícia. Os agentes da polícia por vezes tentam extorquir condutores e peões ameaçando detê-los ou confiscando documentos de identidade. Se você não tiver a documentação adequada, a polícia poderá tentar suborná-lo. Eles também podem pedir itens ou dicas.

Se a polícia o ameaçar com uma multa:

Escassez

A escassez de combustível ocorre ocasionalmente.

Transporte público

O transporte público é limitado.

Ônibus

Os miniautocarros privados, conhecidos como chapas, estão frequentemente sobrelotados e mal conservados. Eles estão frequentemente envolvidos em acidentes fatais.

Estão disponíveis autocarros intermunicipais privados, especialmente para destinos sul-africanos. Muitas vezes têm melhor manutenção e só funcionam em estradas em boas condições.

Táxis

Os táxis estão amplamente disponíveis.

Se utilizar táxi em Moçambique:

Trem

O serviço ferroviário doméstico está superlotado e lento.

Pirataria

Ataques de piratas e assaltos à mão armada contra navios ocorrem nas águas costeiras do Oceano Índico. Os navegantes devem tomar as devidas precauções.

Viagem aérea

Não fazemos avaliações sobre a conformidade das companhias aéreas nacionais estrangeiras com os padrões de segurança internacionais.

Cada país ou território decide quem pode entrar ou sair pelas suas fronteiras. O Governo do Canadá não pode intervir em seu nome se você não atender aos requisitos de entrada ou saída do seu destino.

Obtivemos as informações desta página das autoridades moçambicanas. No entanto, pode mudar a qualquer momento.

Verifique esta informação com os  Representantes Estrangeiros no Canadá .

Os requisitos de entrada variam dependendo do tipo de passaporte que você usa para viajar.

Antes de viajar, verifique com sua empresa de transporte os requisitos de passaporte. As suas regras sobre a validade do passaporte podem ser mais rigorosas do que as regras de entrada do país.

O seu passaporte deve ser válido pelo menos 6 meses após a data em que pretende sair de Moçambique.

Embora o Governo do Canadá emita passaportes com identificador de gênero “X”, ele não pode garantir sua entrada ou trânsito por outros países. Você poderá enfrentar restrições de entrada em países que não reconhecem o identificador de gênero “X”. Antes de partir, consulte o representante estrangeiro mais próximo do seu destino.

 

Exit mobile version