Esta apreensão acontece duas semanas depois de terem sido apreendidos mais de 100 quilogramas da mesma droga no distrito de Inhassoro. Devido ao cenário actual na província de Inhambane, o Procurador-Chefe, Nazimo Mussa disse recentemente que “grupos de criminosos organizados trazem as drogas da Ásia e utilizam pequenas embarcações que levam os entorpecentes para outros locais. Mas, parte destas drogas é comercializada na nossa província.”
De referir que em 2023, foram detidas em Inhambane cerca de 140 pessoas e nos últimos dois meses já foram recolhidas aos calabouços mais de 20 pessoas envolvidas no tráfico de drogas.
No entanto, o Procurador-Chefe de Inhambane propõe uma reflexão sobre algumas medidas previstas na Lei, como o Termo de Identidade e Residência (TIR) e caução, uma vez que acaba permitindo a fuga de suspeitos de tráfico, dificultando a responsabilidade nos processos e passando a imagem de impunidade por parte dos traficantes de drogas que nos últimos cinco anos aumentaram o transporte, venda e consumo de drogas na região. (O.O)