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Home Politica e Sociedade Ciência Tecnologia e Inovações

Vodacom aposta no investimento social para crescer com os moçambicanos

10 de Agosto, 2022
em Ciência Tecnologia e Inovações
Reading Time: 5 mins read
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Vodacom aposta no investimento social para crescer com os moçambicanos
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INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 10 de Agosto de 2022 –Desde o início das suas operações no país, a Vodacom Moçambique definiu o investimento social como um dos seus pilares para contribuir para uma sociedade inclusiva. Neste sentido, a telefonia tem vindo a desenvolver diferentes acções de investimento e de responsabilidade social, com destaque para o apoio aos sectores de educação e saúde.

“Como qualquer empresa, precisamos de estar sólidos do ponto de vista comercial, mas damos importância primordial à nossa postura de responsabilidade corporativa, da qual destacamos a nossa estratégica de investimento social. É preciso oferecer aos clientes serviços de forma responsável e sustentável, porque é a atitude correcta, mas também porque acreditamos que passou a ser um diferencial competitivo”, apontou Lara Narcy da Vodacom.

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Dentre os vários programas de investimento social a decorrer neste momento, destacam-se o “Faz Crescer”, o “Instant Network Schools”, e o “Goodbye Malaria”.

O “Faz Crescer” é, actualmente, a maior iniciativa de investimento social que permite à Vodacom materializar o seu propósito de promover uma sociedade digital e inclusiva, através da oferta de laboratórios de informática e de internet gratuita a escolas secundárias públicas, em todas as províncias do país, como forma de reduzir as assimetrias no que à educação digital diz respeito.

Através desta iniciativa, implantada em 2018, a Vodacom já ofereceu 50 laboratórios de informática a igual número de escolas secundárias públicas, o que corresponde à entrega de 1.000 computadores e quase 30.000GB de internet gratuita. Só em 2021, foram beneficiados directamente mais de 24.000 estudantes, cuja maioria nunca tinha acedido a um computador. Estima-se que mais de 200.000 pessoas, entre estudantes, professores e comunidade escolar no geral, sintam, neste momento, o impacto do “Faz Crescer”, em diferentes pontos do país. Para além da inclusão e literacia digital, o programa contempla a componente ambiental, que consiste na instalação de ecopontos em todas as escolas beneficiárias do programa, através de uma parceria com a Fundação Sérgio Gago.

Até 2025, a Vodacom quer levar a inclusão e a literacia digital a pelo menos meio milhão de pessoas, sobretudo alunos e professores nas escolas secundárias, como forma de promover um acesso mais equitativo a serviços de educação de qualidade.

Ainda na componente de apoio ao sector da educação, a Vodacom está a desenvolver o Instant Network Schools – uma iniciativa global da Vodafone Foundation, em parceria com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cujo foco é melhorar a qualidade da educação nas populações refugiadas e nas comunidades que recebem refugiados, através da instalação de salas de aula digitais e da disponibilização gratuita de conteúdo digital educativo e formação de professores. Neste momento, a  a iniciativa já está a ser desenvolvida em 14 escolas, na província de Nampula, com a ajuda de voluntários da Vodacom para a sua implementação.

No campo da saúde, a operadora co-financia o programa “Goodbye Malaria”, implementado em parceria com o Ministério da Saúde no combate à malária, neste momento nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. O programa consiste no financiamento de campanhas de pulverização e IEC (Informação, Educação e Comunicação), tendo só na última campanha (2021/22) alcançado quase 800.000 agregados familiar, com impacto em cerca de 3.000.000 pessoas.

Ainda no quadro das acções sociais, em parceria com a UNICEF, a operadora lançou a plataforma online Internet of Good Things (IoGT), uma iniciativa liderada pela UNICEF que visa providenciar informações para melhorar a vida das populações. Através desta plataforma, designada “Boa Internet” em Moçambique, os clientes da Vodacom podem aceder gratuitamente a informações relacionadas à saúde materna, a doenças como malária, cólera e HIV/Sida, incluindo aconselhamento a adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva.

Outra inovação no campo social é a criação de produtos e serviços que são oferecidos de forma gratuita aos nossos clientes e que têm como objectivo promover o acesso a informação credível e de qualidade, que pode ajudar a transformar vidas, promovendo mais saúde e bem-estar, ou melhor desempenho académico.

É exemplo disso o serviço Explicador 84, desenvolvido para apoiar os estudantes no seu processo de aprendizagem. É um jogo trivial que abrange todo o currículo académico, da 6ª à 12ª classe, e destina-se a colocar à prova os conhecimentos que os estudantes adquirem durante as aulas. O serviço foi criado em parceria com o MINEDH, que produziu, validou e aprovou os conteúdos para o aplicativo, seguindo o plano curricular do sistema de ensino moçambicano. Com o Explicador 84, o estudante testa os seus conhecimentos e é recompensado pelo bom desempenho com prémios: SMS, bónus e celulares.

Outro serviço que se enquadra nesta tendência é o “Bebé e Eu”, através do qual o cliente, mediante subscrição gratuita, recebe mensagens regulares sobre saúde materno-infantil, acompanhamento pré-natal, vacinação, nutrição, desenvolvimento motor e cognitivo do recém-nascido, entre outras, cujo conteúdo foi previamente aprovado pelo Ministério da Saúde. A plataforma foi concebida para dar informações sobre o desenvolvimento do nascituro (criança por nascer) durante as 40 semanas de gestação e até aos dois anos.

Para além do investimento social, a Vodacom tem aplicado esforços em acções de assistência humanitária. Tal como vem fazendo em outras situações de emergência, no ano passado, a operadora deu o seu contributo para aliviar o sofrimento dos deslocados internos, que foram obrigadas a abandonar as suas casas para escapar da violência em Cabo Delgado; assim como assistir as vitimas do ciclone Gombe e da tempestade Ana. Estimamos que, com essas contribuições, tenhamos contribuído para aliviar o sofrimento de cerca de mais de 6.000 famílias, alcançando quase 27.000 pessoas.

Porque a preservação da vida é fundamental, a Vodacom tem estado a trabalhar anualmente com o INATRO em acções de sensibilização contra os acidentes de viação, sobretudo na época festiva do Natal e fim de ano. Esta colaboração decorre da importância que a Saúde e Segurança assumem na nossa actividade e por considerarmos que é uma questão de responsabilidade e compromisso estendermos o nosso apoio e capacidade nesta matéria à sociedade onde estamos inseridos. (Comunicado de Imprensa)

 

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