A visita a cidade da Beira que tinha como objectivo monitorar a implementação dos projectos financiados pelo Banco Mundial, que estão a ser implementados pelo Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones e pela Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento (AIAS), com assistência técnica da UN-HABITAT.
Na manhã da última quarta-feira (28.02), a Missão do Banco Mundial, liderada por Lizardo Narvaez Marulanda, confirmou o cronograma e distribuição orçamentária de todas as actividades críticas do projecto CERRP até à data do encerramento. Na visita efectuada ao Bairro da Munhava, Marulanda ficou impressionado pelo trabalho de corte e costura de mulheres, no âmbito de recuperação pós-ciclones.
Por sua vez, Luís Paulo Mandlate, Director Executivo do GREPOC, reiterou compromisso da entidade que dirige na reconstrução pós ciclones e na mobilização de recursos para das vazão as preocupações dos afectados.
Refira-se que o Banco Mundial tem apoiado Moçambique na resposta aos choques climáticos desde 2019, incluindo no arranque do primeiro seguro de risco soberano para protecção contra ciclones e chuva.