INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 10 de Agosto de 2022 – Com as principais infra-estruturas quase totalmente destruídas pelos terroristas, o Distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, já começou a ter vida, com o regresso das famílias deslocadas e restabelecimento de alguns serviços básicos.
Na Sede do Distrito de Quissanga, onde os terroristas tinham içado a sua bandeira, em 2020, o regresso das pessoas que se haviam deslocado para outras zonas seguras de Cabo Delgado, tem caracterizado a tendência do retorno à vida normal, embora as marcas do terrorismo estejam patentes na vida dos que recentemente regressaram à casa.
Além do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), hoje reabilitado, com meios de transporte alocados, a Sede tem serviços básicos de saúde, embora ainda em tendas, a funcionar, e o sistema de abastecimento de água, que tinha sido vandalizado, já está operacional e a jorrar o líquido precioso nas torneiras.
Neste momento, cerca de 6 mil famílias já beneficiam de água potável a nível da Sede do Distrito. Além disso, na Sede do Posto Administrativo de Bilibiza, segundo garantiu há dias a Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Francisco Chamutota, as obras de reabilitação do sistema local arrancam brevemente, uma vez que o empreiteiro já foi seleccionado.
Outro sinal de vida, em Quissanga, tem que ver com o funcionamento do serviço de transporte público. Nos últimos dias, há “chapa cem” da Vila à Cidade de Pemba, passando por Metuge-Sede e vice-versa. Igualmente, as trocas comerciais já ganham vida, entre aquele distrito e a Cidade de Pemba.
Conforme apurámos, as autoridades administrativas já chegam às zonas distantes da Vila, sendo que, recentemente, o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, escalou a Sede do Posto Administrativo de Bilibiza, onde testemunhou a entrega de 300 kits de insumos agrícolas e animais para fomento pecuário a igual número de famílias, além de ter estado nas aldeias Primeiro de Maio, Napuda, Nacoba e Mussomero.
Nestas aldeias, segundo constatámos, a vida corre, inclusive os jovens reformaram as equipas de futebol locais para recreação e ocupação em tempos livres. Durante a sua visita, Valige Tauabo fez questão de oferecer bolas e equipamentos de futebol para que eles continuem a jogar, tendo, na ocasião, aproveitado a oportunidade para apelar a juventude a distanciar-se de ideias terroristas.
Segundo fontes locais, na Província de Cabo Delgado, estima-se que 99.075 famílias tenham regressado ao Distrito de Quissanga e pelo menos cinco (05) estabelecimentos de ensino já estejam a leccionar. (Mussa Yussuf para IMN, em Pemba).