Segundo contou uma das vítimas, o incidente aconteceu quando estes estavam a passar pela rua, de seguida ouviram uns gritos de socorro no interior de uma mata e na tentativa de aproximar-se ao local para prestar socorro, os assaltantes munidos de armas branca; facas e outros instrumentos conducentes, rapidamente esfaquearam o jovem, tendo em seguida esfaqueado um deles em ambos os braços, dos quais um com gravidade. Por sorte, os dois já tiveram alta hospitalar e se encontram nas suas residências.
O local dista há menos de 500 metros da primeira esquadra de Beluluane, no distrito de Boane, na província de Maputo, a nossa reportagem tentou por várias vezes contactar o chefe das operações da primeira esquadra de Beluluane, mas este não atendeu às nossas chamadas.
Em causa está um local composto por várias obras embargadas pelo Tribunal Judicial do distrito de Boane em 2022, alegadamente por se tratarem de construções ilegais e em conflitos no processo de venda e compra daquele espaço, assim sendo, o local serve de abrigo dos meliantes, onde na calada da noite protagonizam vários assaltos.
Os moradores de Beluluane dizem estar agastados com a situação que já tem barba branca, onde estes têm vindo a reportar juntos às autoridades policiais, mas segundo explicaram, a polícia nada faz.
“Parece que a polícia não quer ou não está a cooperar para o bem-estar da população, visto que por várias vezes foram reportados casos idênticos”, lamentou um cidadão que não quis se identificar.
Outro assunto tem haver com a circulação de viaturas durante a luz do dia, protagonizando roubos nas residências daquela parcela da província de Maputo, onde o nível de patrulhamento, seja de dia assim como de noite é quase inexistente, deixando a população à sua sorte. (NM)