INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 09 de Agosto de 2022 – As Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas reivindicaram ter abatido, na semana finda, um dos terroristas do grupo que atacou recentemente uma coluna de viaturas no troço entre as aldeias Nova Zambézia e Nova Vida, no Distrito de Macomia, em Cabo Delgado.
Segundo o Coordenador do Teatro Operacional Norte (TON), Omar Saranga, um terrorista foi morto e outros escaparam, numa patrulha de perseguição, em parceria com as Forças Locais. “Durante a patrulha, as nossas forças destacadas, em coordenação com a Força Local, para a clarificação da área do incidente, entraram em confronto com o inimigo numa dada machamba da zona Nova Zambézia, onde abateram um terrorista e o resto (encontra-se) foragido (na) mata densa”.
De acordo com Omar Saranga, ainda decorrem operações naquela região. Contudo, ele voltou a desvalorizar as actuais capacidades combativas dos terroristas, ao afirmar que, nos últimos dias, eles estão espalhados em pequenos grupos e, para sobreviver, realizam incursões terroristas, pilhando produtos alimentares, enquanto matam civis.
O Coordenador do TON defendeu, igualmente, que os moçambicanos que se encontram nas mãos dos terroristas, ao invés de continuarem a sofrer, devem entregar-se livremente às autoridades civis ou militares, para que sejam acolhidos.
A nossa equipa de reportagem vem acompanhando a situação de segurança na Província de Cabo Delgado, que ameaça aquela região há quase cinco anos, pelo que apurámos de fontes locais que se registou mais um ataque terrorista em Muidumbe. Segundo fontes, residentes na Cidade de Pemba, que têm conversado com familiares em Muidumbe, no último Sábado (06.08), foram mortas duas pessoas, numa zona de produção denominada Nankita.
Naquele local, além de produtores que se fixaram há dias, tinham sido acolhidas famílias deslocadas em algumas aldeias de Muidumbe, que se viram forçadas a abandonar as suas casas por conta de intensos ataques terroristas. (Mussa Yussuf para IMN, em Pemba)