INTEGRITY, MAPUTO, FEVEREIRO DE 2024 – É que a autarquia da vila municipal de Mossuril, necessita de fundos para realizar investimentos na componente de construção e reabilitação de infra-estruturas para permitir a implantação dos órgãos municipais eleitos durante as sextas eleições realizadas no dia 11 de Outubro de 2023.
O autarca, Rui Chong Saw, está prestes a instituir um governo executivo, mas os vereadores, os directores e os técnicos de diferentes pelouros que serão nomeados poderão não encontrar espaço físico para garantir o funcionamento da edilidade.
Rui Chong Saw fez saber que o seu governo definiu três áreas prioritárias, desde, a construção de infra-estruturas e a dinamização do sector da educação e da saúde. Antes de ser eleito presidente do município, Saw desempenhou, durante quatro anos, as funções de administrador do distrito, cujas realizações destaca-se a asfaltagem da estrada Naguema-Chocas mar, a construção do mercado do peixe, dois sistemas de abastecimento de água, edifício do tribunal judicial, entre outras acções que indicam haver uma luz no fundo do túnel do ponto de vista de desenvolvimento local.
Segundo as palavras de Saw, a vila começa sentir essa experiência de município, por isso entende que será fácil implementar projectos de investimento para dignificar a categoria de autarquia. Aliás, indicou que como edil, ele carrega essa experiência a partir de Nacala-porto.
Explicou que a falta de infra-estruturas para acomodar o executivo municipal não assusta, mas representa um desafio no sentido de trabalhar para dar os primeiros passos de governação.
Importa referir que a autarquia de Mossuril partilha o mesmo espaço territorial com o distrito com o mesmo nome, cuja densidade populacional estima-se em um total de 203.727 habitantes. No que diz respeito à localização geográfica, Mossuril limita-se a Norte com os distritos de Nacala-a-velha e Nacala-porto, a Sul com os distritos de Mogincual e Ilha de Moçambique, a Oeste com o distrito de Monapo e a Este com o oceano índico. – Jornal Rigor