Albano Cesário Ferro, em vida vivia no bairro Samora Machel, na vila de Catandica, no distrito de Báruè, na província de Manica, entretanto, decidiu ir à casa da amante no bairro Chissano ainda na mesma vila para uma noite “intensa de prazer”.
Mas o que seria um momento de amor profundo foi transformado em tragédia, deixando assim com lágrimas nos rostos familiares e amigos que explicaram que desconhecem as causas que fizeram com que o seu ente-querido encontrasse a morte fora do seio conjugal.
“Em nenhum momento o malogrado teria mostrado queda de saúde e foi surpreendente ouvir que ele morreu em casa alheia”, explicou uma fonte familiar sustentando que a referida amante não era conhecida pela família.
Fernando Henure Meque, Secretário do bairro Chissano, onde tudo aconteceu, confirmou o caso. “Tentámos prestar socorro depois de uma solicitação, efectuei contactos para que o malogrado fosse levado a tempo para o hospital na perspectiva que iria recuperar, mas infelizmente foi tarde demais”, lamentou.
Questionada sobre o caso, a amante disse que, no dia anterior, o seu namorado chegou com um litro de bebida alcoólica de fabrico caseiro, vulgo (NIPA) em mãos e juntos beberam e de seguida foram dormir.
“Por volta das 22H:00, meu namorado acordou, queixando-se de dores de barriga e quando lhe servi comida, recusou, só rebolava, instantes depois começou a ter diarreia e vómito, soava muito, tentei abrir janelas para permitir a entrada do ar na esperança de que ia melhorar, mas estranhamente pela madrugada quando o levamos ao hospital, foi declarado óbito”, justificou.
Após o sucedido, a amante foi se entregar à polícia receando de eventual agressão por parte dos familiares do malogrado. O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e peritos em saúde apuram as causas que ditaram a morte do cidadão.
Um dos casos semelhantes e recentes no distrito de Báruè deu-se nos finais de 2022, onde um homem morreu em circunstâncias estranhas nas mãos de uma amante no bairro “Futuro Melhor” na vila de Catandica. (Pedro Tawanda, em Manica)







