Um grupo de malfeitores assaltou, na manhã desta terça-feira (06), um empresário indiano residente na cidade de Tete, capital da província homónima, no centro de Moçambique.
Durante o ataque, que ocorreu a entrada do Standard Bank, os assaltantes, munidos de uma arma de fogo do tipo pistola, arrancaram a pasta do referido empresário identificado pelo nome de Nazir Bega.
Imagens postas a circular nas redes sociais mostram claramente um grupo de três indivíduos a partirem para parte incerta numa viatura do tipo Toyota Ractis levando consigo a pasta da sua vítima.
Este é o primeiro ataque do género ocorrido este na cidade de Tete.
A pasta continha uma avultada soma de dinheiro, que a vítima pretendia depositar no banco.
Como forma de eliminar qualquer resistência da sua vítima, os malfeitores disparam um tiro para o ar. Por isso, a vítima acabou por não oferecer qualquer resistência, tendo os assaltantes tratado de abandonar rapidamente o local do crime.
Testemunhas oculares acreditam que os assaltantes já vinham seguindo a vítima que não se tinha apercebido da sua presença.
Num breve contacto com testemunhas que acompanharam o incidente disseram que o agente da segurança privada presente no local ainda tentou, em vão, imobilizar um dos assaltantes que tratou de disparar para o ar.
“Para a nossa surpresa o agente de segurança disparou para o ar em vez de alvejar os assaltantes”, disseram as testemunhas presentes no local.
As mesmas fontes acreditam que os malfeitores estavam a par da rotina do empresário e que sabiam que transportava grandes somas de dinheiro.
Estranhamos facto de o empresário movimentar elevadas somas de dinheiro sem a devida protecção.
Comentando sobre o assunto, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Tete, Feliciano da Câmara, confirma a ocorrência de um assalto a mão armada. Disse ser prematuro avançar com mais detalhes e prometeu dar uma resposta logo que tiver dados concretos. empresário, este ano, na cidade de Tete. (AIM/IMN)