O acordo funde o projecto Feed the Future (FtF) Premier, da USAID, no valor de 25,5 milhões de dólares, com o projecto Oholo, da SDC, no valor de 6,7 milhões de dólares, para criar a Parceria FtF Premier-Oholo (PRO). Operacional até junho de 2027, a parceria confere aos proprietários de pequenas empresas as competências e os recursos necessários para vender fertilizantes e sementes, investe na melhoria do marketing para ajudar os agricultores e os proprietários de empresas a fazer a transição da agricultura de subsistência para um sistema baseado no mercado.
A actividade apoia o papel do sector privado no aumento dos rendimentos dos agricultores, criando mercados, disponibilizando as infraestruturas necessárias e incentivando os agricultores locais a adoptarem práticas agrícolas modernas.
A administradora adjunta da USAID, Isobel Colman, que está de visita a Moçambique, foi a convidada de honra da cerimónia de assinatura. Colman disse: “Ao impulsionar a agricultura baseada no mercado, esta parceria irá aumentar os rendimentos e o emprego, particularmente para os jovens e as mulheres no norte de Moçambique afectado pelo conflito armado.”
O aumento da competitividade do sector agrícola é uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 812 milhões de dólares em assistência anual para ajudar Moçambique a construir um país mais saudável, mais seguro, mais democrático e mais próspero para todos os cidadãos.