Já fui membro da Comissão Política Provincial de Gaza.
Fui Presidente provincial da liga da Juventude.
Fui Adjunto mobilizador Provincial.
Fui também membro da Comissão Política Nacional da Liga da Juventude.
Participei na primeira e segunda Conferência Nacional da Juventude e nos dois primeiros congressos do partido
Já estive em várias reuniões de quadros com os dois primeiros SG e o presidente do MDM, Daviz Mbepo Simango e com gosto e orgulho, sinto que Sou Quadro e membro sénior do MDM com este curriculum
Começo a minha carta com uma citação depois da minha identificação.
PREVISÃO DE SÓCRATES SOBRE A QUEDA DA DEMOCRACIA:
“A democracia tem de cair porque vai tentar adaptar-se a todos. Os pobres quererão a riqueza dos ricos e a democracia dar-lha-á. Os jovens quererão ser respeitados como os idosos e a democracia dar-lhes-á isso. As mulheres quererão ser como os homens e a democracia dar-lhes-á esse direito. Os estrangeiros vão querer os direitos dos nativos e a democracia dar-lhes-á. Os ladrões e os burlões quererão funções governamentais importantes e a democracia dar-lhas-á. E nessa altura, quando os ladrões e os fraudadores finalmente assumirem democraticamente a autoridade porque os criminosos e os malfeitores querem o poder, haverá uma ditadura pior do que no tempo de qualquer monarquia ou oligarquia”, traduzido.
Esta citação tem pontos que se enquadram muitíssimo bem na liderança do MDM.
Escrevi Uma Carta em dezembro que suscitou um debate aceso dentro do partido até nos grupos das redes sociais do partido.
Mas o grito dos fracos nunca me preocupou se não o silêncio dos bons.
Excia num processo democrático não podemos ter medo dos pensamentos contrários.
Quero agradecer as opiniões por todos dadas em relação ao que escrevi, pena que uns acham que não fui quem escreveu ora porque é conspiração.
O chefe de Mobilização Nacional por sinal pessoa que bem o conheço, foi triste ouvir este pensamento vindo da sua pessoa contra mim.
Antes de falar de manipulação ou conspiração devia me dizer nas últimas eleições Autárquicas em Niassa quantos membros entraram nas Assembleias Municipais? Ouvi por fontes bem seguras que nem um entrou na Província onde V. Excia reside onde devia mobilizar e mostrar o seu trabalho não de conspiração muito menos manipulação.
Eu escrevo ciência política para pessoas que queimaram o coiso na carteira ler e analisar.
Ora vejamos, o que eu disse sobre o Venâncio Mondlane e o Manuel do Araújo em dezembro, são hoje a febre do momento, não se fala de mais nada se não estes.
Aliás, estes dois são Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que fizeram espectáculo por cerca de mais de 15 anos, o que difere Estes Astros de futebol e que Estes estavam em equipes diferentes, mas o Venâncio Mondlane e Manuel de Araújo discutem política sempre no mesmo partido.
O Presidente do MDM Lutero Simango concordando com este pensamento me lembra o livro do Bernabé Nkomo por sinal membro do MDM no seu livro Urias Simango: Um Homem Uma Causa, a perseguição a humilhação tortura deste que o levou a morte.
Lido este livro encontramos sim a teoria de conspiração, aliás só como tudo começa vai lembrar que a Carta é escrita em changana para convidar Eduardo Mondlane a ser candidato da Frelimo esquecendo todo o trabalho feito pelo Urias Simango e companhia.
Aqui vemos a verdadeira manipulação desde o primeiro congresso em Tanzânia e a razão do Congresso realizado em Madjedje isso sim conspiração manipulação.
Eu penso e penso bem, ninguém me manipula e não conspira contra ninguém.
Acredito que sua Excia não é pessoa indicada para falar das pessoas que saíram do MDM para outros partidos sendo que também veio do PCN e não me lembro da sua Carta de Renúncia naquele partido onde era chefe. 80% dos líderes do MDM são vientes da Renamo e não tem Carta de renúncia, pelo que me lembro só o Daviz Mbepo Simango e o Sande Castigo Carmona têm Carta de expulsão da Renamo.
Então dizer que ninguém deve pensar ou opinar sobre o MDM não sendo membro então é antidemocrático e coarcta a liberdade de pensar ou se expressar.
Aliás o MDM é um partido público sujeito a ser avaliado como todos, assim como V. Excia e companhia falam da Frelimo e ou da Renamo até do Governo não sendo membros de lá. Fica o conselho de não fazer aos outros o que não gostaria de ser feito.
E agora teremos ou não reunião de quadros, se sim quando?
Vamos nesta reunião avançar de forma democrática com candidaturas às presidenciais ou não?
Podemos avançar com Albano Carige a candidato do MDM às presidenciais ou não?
Excia quem fala de coligação dentro do MDM hoje este sim está a negar o brilho do Albano Carige e sabe que não confia na sua pujança, mas tem ciúme dos outros e prefere vender e ou alienar o partido.
Falar hoje de coligação é querer ver o partido, partido como o PCN que foi partido quando se coligou a Renamo simples quanto isso.
Temos de acordar e deixar de fofocas discutir pessoas, mas sim discutir ideias que possam dar uma vida ao MDM, vamos aprender a ouvir, mas ouvir aos que não lhe vão bajular.
Senhor Presidente o que a Frelimo fez com o ícone da Política contra a opressão colonial Urias Simango o senhor está a fazer hoje com os membros do MDM
A contra corrente feita pelo Eduardo Mondlane e companhia Samora Machel sua Excia está a fazer desde que ascendeu à presidência do MDM no Congresso.
Onde estão aqueles moços da Beira em particular do Município da Beira que andaram o país espalhando a semente do MDM?
Onde estão aquelas titias de Maputo e da Beira que andaram o país cultivando a semente do MDM?
Onde estão aqueles papas que andaram o pais irrigando a semente do MDM? Fugiram todos depois da sua eleição.
Hoje tenho de dizer que os resultados que MDM teve não tem haver com o trabalho de V.Excia porque nada fez, aliás como pode lembrar apenas visitou Maputo Beira Matola Nampula Quelimane e perdeu tudo menos Beira, logo não é seu resultado nem da sua direcção.
Conspiração Excia é aquilo que se queria fazer na Beira lançar sua candidatura em função a do Albano Carige, manipulação é aquilo que os seus fizeram quando disseram que os candidatos às Autárquicas devem vir da suvaqueira.
Senhor Presidente do MDM, o senhor não tem hoje cabedal possível para correr com Ossufo Momade imagine o Venâncio Mondlane e Manuel de Araújo? Estas eleições são para jovens e advertiu-lhe se não for com o puto Albano Carige a estas eleições é o fim do MDM.
Excia quando se reúne com o presidente da Frelimo na véspera das eleições Autárquicas a revelia dos membros do MDM volta e não diz ou não presta contas aos que lhe votaram aí sim fica a dúvida o que estava a tratar, e se não esteve a vender o partilho.
Não quero sair em defesa do Renato Muelega, mas este é peixe pequeno para esta conotação de ter traído o partido.
Quem traiu o partido são aqueles companheiros que fizeram do 3 Congresso do MDM o Segundo da Frelimo violento, os que traíram ou venderam o partido são aqueles que votaram em vossa Excia e que hoje estão muito bem arrependidos.
Então venderam o partido vocês que foram se reunir com os governadores Provinciais e se reuniram com o presidente da Frelimo na véspera das eleições e com certeza pode ter havido cheques em branco.
Se querer ver melhor o MDM é conspiração e manipulação então eu estarei à frente deste processo para que todos os membros do MDM e o povo Moçambicano conspirem e manipulem-se até trazer o Albano Carige como candidato forte para o MDM.
Quem quer coligação que saia do MDM e vá ele se coligar o MDM pode sozinho e tem quadros para tal.
Aqui chamo o conselho Nacional a acordar e pensar no MDM e não estar neste órgão só para viajar e dormir no hotel por dois dias, mas não trazer mais valias, vocês são o órgão colegial pensativo deliberativo e que não depende do Presidente no intervalo dos Congressos para Uma opinião Madura.
O último Conselho Nacional o Executivo vos traiu com os cabeças de lista e vimos o que vimos.
Nas eleições Autárquicas o partido foi romântico, abriu as pernas e vendeu o que se vendeu e perdemos em cheio, Beira parou e disse aqui não.
Em jeito de finalização Excia traz um projecto claro para o Conselho Nacional, porque pode ser o seu fim, nós os donos do MDM sabemos qual foi a razão da criação do partido a génese, e tenho a sorte de ser Dali da Munhava na Beira e não sou fraco, apoio sempre ideias construtivas.
Demos o nosso apoio incondicional ao Daviz Mbepo Simango Presidente do MDM desde o primeiro dia ate quando ele nos deixou.
Apoiamos o Dhlakama até onde pudemos apoiar.
Te apoiamos agora chega porque percebemos que se faz rodear de intriguistas de meninas e não de homens políticos e maduros.
Quando vives nesta inércia neste silêncio não fazer não deixar fazer não gostar dos que querem fazer então não estás preparado para fazer política.
A todos que gostam do MDM vamos dar um Basta no Presidente e chamarmos o Albano Carige a candidato à presidência da República, aliás porque até não chamar um Congresso extraordinário para lhe fazer eleger.
Se uns querem Venâncio Mondlane a candidato a Presidente da República pessoa que tem todo perfil para o ser, também sou livre de querer o Albano Carige para candidato.
Aos fracos está Ali, mas uma para discutir.
Aos bons chegou mais uma ideia minha sobre a liderança do MDM desde o Congresso.
Albano Carige hoyeeeeeee avancemos não há recua.
Sempre [email protected]