INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 04 de Agosto de 2022 – Jovem moçambicano, empreendedor e estrategista de Marketing Digital cria uma plataforma para angariação de fundos pela Internet denominada “Midowe.”
As redes sociais são os canais mais utilizados para a divulgação de campanhas de angariação de fundos por parte dos moçambicanos em situações de apoio no tratamento de doenças, viagens importantes, pagamento de propinas, entre outras. O público por solidariedade tem partilhado textos e panfletos digitais com o intuito de obter apoio necessário.
Porém, pelas possíveis fraudes e burlas (que são inevitáveis), há sempre dúvidas por parte dos potenciais apoiantes em apoiar estas campanhas, e em paralelo a isto, existe também a não transparência sobre quantos contribuíram, o valor angariado e acima de tudo se o mesmo valor colectado serviu para o propósito mencionado como pedido.
Esta plataforma vem mesmo para solucionar este problema, em que a mesma tem como propósito ajudar pessoas a conseguir suporte financeiro para as causas pessoais, sociais e de extrema importância.
Ademais, o “Midowe” ainda tem espaço para apoiar influenciadores digitais, youtubers, entre outros criadores de conteúdos digitais para incentivar e melhorar o seu desempenho.
Tem como vantagens: a integração das soluções de carteira móvel e pagamento online, como é o caso do M-Pesa e Paypal; o valor doado vai apenas ao angariador caso se confirme a autenticidade do pedido, caso contrário o dinheiro é devolvido a sua origem.
Até então o Midowe não cobra valores para o seu uso, afirma-se que é bastante sustentável. Plataforma sem fins lucrativos, perspectivando manter a sua sobrevivência por meio das gorjetas que podem ser doadas pelos utilizadores no momento das doações na própria plataforma. (Paula Cristina)