INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 03 de Agosto de 2022 – Estão a circular, em principais mercados das províncias de Nampula no norte do país e Zambézia no centro, notas falsas do metical, situação que envolve uma rede extensa de falsificadores.
Durante a semana finda, as autoridades anunciaram mais outras detenções de cidadãos nacionais, alguns confessos, capturados na posse de notas falsas nas províncias de Nampula e Zambézia.
Segundo a polícia, os crimes deram-se nos distritos de Gurué, na Zambézia, e acredita que o detido é um dos cabecilhas de falsificação do metical. O porta-voz da PRM, Sidner Lonzo, revelou que o cabecilha actuava nos distritos de Milange, Mulumbo e Murrupa, este último na província de Nampula, onde eram usadas para a compra de cereais e oleaginosas.
Há pelo menos 14 detidos, em conexão com ocaso. Na província de Nampula, o maior centro comercial da região norte também vive o dilema de circulação de notas de meticais falsificados.
A PRM anunciou, esta semana, a detenção de mais dois indivíduos na posse de 8.200 meticais de notas falsas do metical. O valor estava numa pasta e devia ser usado no bairro Carrupeia, arredores da cidade de Nampula.
Dércio Samuel, porta-voz da PRM em Nampula, explicou que os falsificadores de notas falsas têm igualmente como alvo os agentes de M-Pesa, onde recorrem para depósito e depois levantar notas não falsificadas em outros locais.(Mussa Yussuf em Pemba para IMN)