INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 03 de Agosto de 2022 – De Janeiro a Junho de 2022, a Autoridade Tributária de Moçambique (ATM), Delegação de Manica, contribuiu para os cofres do Estado com 13.7 milhões de meticais, fruto de 69 apreensões feitas pelos funcionários daquela instituição com particular destaque os do sector aduaneiro.
Segundo a delegada da AT Manica, o dinheiro arrecadado foi através de apreensão de viaturas com matrículas falsas, roubadas e mercadorias de trânsito falso cujo alguns processos carecem de decisão de tribunal aduaneiro.
Estrela Cossa disse, no entanto, que no primeiro semestre do ano em curso o sector que dirige durante 6644 fiscalizações conseguiu arrecadar 1.3 mil milhões de meticais numa cifra estimada em 95.5 do programado.
Cossa faz saber que a autoridade tributária em Manica está a trabalhar para garantir que não haja fuga ao fisco, contrabandos e que todo o mundo faça a sua facturação na íntegra.
A fonte exorta aos utentes da AT para que adiram ao portal massivo ao contribuinte porque ajuda a reduzir ou mesmo evitar filas nas unidades de cobranças.
A Autoridade Tributária, Delegação de Manica, programou colectar para os cofres do Estado 2.9 mil milhões de meticais no presente ano. (Pedro Tawanda em Manica, para IMN)