Bernardino Rafael escalou aquele distrito depois de tumultos originados pela desinformação sobre a cólera que resultaram na morte de dois líderes comunitários.
Os boatos sobre as causas da cólera têm levado as comunidades a agredirem, às vezes até à morte, líderes comunitários polícias e profissionais de saúde, além de destruir infraestruturas públicas e privadas.
A Miramar apurou que esta problemática já dá medo a alguns líderes comunitários em Cabo Delgado, uma vez que esta acção atenta à integridade física daqueles que se predispõem em ajudar a conter o surto da doença.
Por conta dos boatos, o Comandante-Geral da PRM visitou o distrito de Chiúre uma região que registou 13 das 26 manifestações de desinformação sobre a origem da cólera que resultaram em cinco mortes, 26 feridos graves e 88 infraestruturas destruídas.
Outro fenómeno que preocupa o General Bernardino Rafael é a desinformação sobre a suposta existência de “chupa-sangue”, inquietação expressa num comício popular na vila sede do distrito de Chiúre, em Cabo Delgado. (TV Miramar)