INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 03 de Agosto de 2022 – Dentro de sete dias, a Comunidade Mahometana (CM) vai a eleições para definir quem assumirá o poder para os próximos cinco anos. De acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira (02), o vice-presidente da mesa de Assembleia Geral, Nagib Ibrahim, informou que “em conformidade com a decisão Judicial, emanada por sentença datada de 26 de Julho corrente, da Terceira Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, e por existir um vazio legal na Direcção da Comunidade Mahometana Indiana, nos termos do postulado no artigo 8, dos estatutos, convoco a Assembleia Geral Extraordinária para reunir na sua sede social.”
Segundo o documento em nossa posse, a eleição será realizada quando forem 20.00H do próximo dia 10 de Agosto de 2022. Ainda do documento consta como ponto único que a “eleição da Direcção para o quinquénio 2022 – 2027”. Acrescentando, a Assembleia Geral Extraordinária reitera que “as listas dos sócios será em função da decisão da terceira Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, ou seja, apenas poderão eleger e ser eleito os sócios, admitidos até 31 de Dezembro de 2019 com quotas em dia. O voto será exercido de forma secreta. Os sócios que pretendem exercer o seu direito, deverão vir acompanhados do documento de identificação válido.”
Entretanto, as eleições na CM irão ocorrer depois de muita confusão entre a lista do então presidente, Saleem Karim, acusado de ameaçar e não prestar contas a comunidade, contra a lista do advogado Salim Omar, que levou o caso para a barra da justiça, acabando por expor o lado nauseabundo da antiga gestão daquela associação religiosa, que funcionava com estatutos caducos e que atropelavam alguns dispositivos legais vigentes na República de Moçambique. (Omardine Omar)