INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 03 de Agosto de 2022 – Os fiscais da Agência de Controlo e Qualidade Ambiental (AQUA), na Província de Manica, realizaram uma operação de fiscalização, na noite da última Terça-feira (02.08), no Distrito de Vandúzi, onde surpreenderam cerca de 100 camiões que transportavam madeira supostamente contrabandeada e enviada por uma empresa chinesa designada Zhizhong Comercial de Zhi Zhong She, cujo NUIT é 113551984, localizada no Bairro Matundo, na Cidade de Tete.
De acordo com Abel Ama, representante da AQUA em Manica, a madeira retida vinha da Província de Tete e tinha como destino a Província de Sofala, onde se acredita que estejam os reais proprietários. Segundo a nossa fonte, foram detectadas irregularidades, como mapas não correspondentes ao tipo de exploração legalmente estabelecidas, pelo que, “devido a este facto, a multa estabelecida é de 1.345.153,00 Meticais”.
É de referir que os camiões que transportavam a madeira passaram por vários Postos de Controlo até chegar a Vandúzi, onde foram denunciados por populares, tendo instado as autoridades florestais, em Manica, a enviar uma equipa de fiscais que intervieram prontamente e retiveram os camiões. (Omardine Omar)