Namashulua revelou que neste momento decorrem investigações internas e caso se confirme que a morte do professor Telvino está relacionada com a denúncia de descontos indevidos feitos por alguns funcionários da Instituição que dirige, estas pessoas serão responsabilizadas, porque nenhum professor deve se sentir intimidado para lutar por seus direitos.
A ministra da Educação pediu que os professores de Mocuba não se sintam ameaçados em expor injustiças de géneros, assim como, que aconselhou os professores a estarem calmos porque a justiça será feita. Na ocasião, solidarizou-se com a família do professor Telvino Manuel Benedito e pediu para que toda classe apoie a família neste momento de dor e em outros momentos.
O professor Telvino foi encontrado morto à facada no dia 02 de dezembro de 2023, depois de ter saído para ter com alguns responsáveis máximos do sector da educação no distrito de Mocuba. O professor que denunciou descontos indevidos em antena nacional acabou expondo um conjunto de pessoas que hoje tentam desmentir a sua versão dos factos, mesmo com as detenções de dois funcionários da educação no distrito de Mocuba. (INTEGRITY)