Donaldo Salvador é conhecido por correr a maratona de patinagem em linha “Do Rovuma ao Maputo”, que consiste em percorrer o país de Norte a Sul de patins.
O atleta é também conhecido pelo seu compromisso com causas sociais. No encontro, partilhou a sua visão sobre a importância da actividade física, alimentação equilibrada e promoção de um estilo de vida saudável. Também discutiu estratégias para equilibrar a vida profissional e pessoal.
A experiência do patinador como atleta e defensor de um estilo de vida activo trouxe uma perspectiva única e inspiradora para os presentes.
Além disso, a visita incluiu sessões interactivas de perguntas e respostas, dando aos funcionários do CCSM a oportunidade de partilhar as suas próprias experiências.
De acordo com Neyde Pires, directora de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade (PACS) do CCBA em Moçambique “a sessão teve como objectivo reafirmar o compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores, reconhecendo a importância de criar um ambiente de trabalho que promova a saúde física e mental”. “Foi maravilhoso poder trazer um atleta que patrocinamos para conhecer os nossos funcionários. A empresa agradece ao Donaldo Salvador por dedicar o seu tempo e expertise para inspirar e motivar a equipa a adoptar práticas saudáveis no dia a dia”, disse a mesma responsável.
Donaldo Salvador é natural da cidade de Quelimane, província da Zambézia, e é licenciado em Educação Física. Começou a andar de patins aos 15 anos, influenciado por um vizinho que tinha um par de patins e decidiu dividir o equipamento com ele. Em 2005, assistiu ao Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, onde Moçambique venceu o Grupo B e a partir daí teve a certeza de que também ele poderia conquistar o mundo fazendo parte do grupo de campeões e orgulhar-se dos seus caminhos vencedores.
O atleta acredita que o desporto é uma ciência e deve ser estudado em todos os aspectos. “Além de realizar sonhos, estimular a inteligência e a saúde, a patinagem é libertadora. Acima de tudo, patinar é ser humano”, afirmou o patinador.