INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 01 de Agosto de 2022 – A região Sul de Cabo Delgado, ainda continua a viver onda de insegurança, uma vez que, prevalece ainda situações de mortes , o que tem originado medo e restrições na circulação em algumas áreas, sobretudo no distrito de Ancuabe.
Um jovem perdeu a vida depois de ter sido atingido por uma bala, cujo autor é ainda desconhecido, na aldeia Ngura, localidade Nanjua, Posto Administrativo de Meza, distrito de Ancuabe, a sul da província de Cabo Delgado. O facto aconteceu no último sábado (29 de Julho).
Segundo contaram fontes ao Integrity Magazine News, sucede que um grupo de quatro jovens, saiu numa motorizada de Nanjua até à aldeia Ngura, já abandonada devido aos ataques terroristas.
Quando os mesmos chegaram por volta das 9 horas do sábado, um tiro de origem desconhecida atingiu um deles, e todos caíram. Porém, os restantes três em vida, decidiram abandonar o local até Nanjua, onde reportam às autoridades, que por sua vez informaram aos militares, contou Njabo Fernando, produtor local.
Quando as Forças de Defesa e Segurança (FDS) chegaram na aldeia Ngura, mesmo à entrada, conforme as fontes, encontraram o jovem sem vida e a respectiva motorizada,e mais tarde, por volta das 11 horas, o corpo foi levado aos familiares na aldeia Nanjua.
Entretanto, “os militares recuperaram o corpo quando os amigos da vítima disseram, eles foram lá, é uma região de mais ou menos 9 quilómetros. Isso aconteceu mesmo no sábado, por volta das 7 ou 8 horas assim”, contou Mário Damião, um outro residente de Nanjua, que se apercebeu do caso.
Levar comida por parte dos que viviam ou roubar bens alheios, segundo revelou uma das fontes, têm sido algumas das causas que fazem com que os jovens visitem a aldeia Ngura, entretanto, experiências do género não têm dado certo, não só em Ngura como também em outros locais porque acabam em assassinatos.
Refira-se que, depois da onda de ataques que assolaram em Junho findo, no distrito de Ancuabe, as autoridades despacharam várias unidades das Forças de Defesa e Segurança, sobretudo para a região sul do distrito. (Mussa Yussuf, em Pemba para IMN)