INTEGRITY, MAPUTO, NOVEMBRO DE 2023 – A demora no atendimento ao cliente vem sendo assunto de conversa em vários fóruns sociais e tem aberto espaço para a criação artística. Caricaturas, vídeos humorísticos e muito mais tem sido criados criticando a morosidade no atendimento.
É que longas filas com utentes de caras trancadas e murmurando, caracterizam os bancos comerciais moçambicanos. Para além da demora, os clientes reclamam do mau atendimento dos profissionais bancários que vezes sem conta justificam a morosidade no atendimento com a falta de sistema. Aliás, a falta de sistema tem sido usada como justificação para tudo em vários bancos comerciais moçambicanos, facto que frustra muitos clientes.
Devido a chuva de reclamações dos utentes, um banco da praça decidiu colocar cadeiras do lado exterior de algumas agências para minimizar o processo de espera. Mas os que não gostaram da ideia por entender que é uma “fórmula” para legitimar a demora no atendimento.
Em tom satírico os internautas nas redes sociais dizem: “Para resolver algum assunto em algum banco comercial o utente precisa pedir férias de duas ou mais semanas no trabalho…”
No cartaz que sustenta este artigo, extraído da página “Trilla” é notária imagem de utentes cozinhando do lado exterior de um banco da praça enquanto outros posicionam as tendas num verdadeiro cenário de acampamento, enquanto aguardam pelo atendimento. – ONÉLIO LUÍS