De acordo com o relatório das Contas Nacionais Trimestrais, o PIB real moçambicano, a preços de mercado, foi influenciado no terceiro trimestre pelo sector primário, que cresceu 12,9%, “com maior destaque para o ramo da indústria de extracção mineira, que registou uma variação de 43,18%”, seguindo-se, depois, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura e exploração florestal, que cresceu 3,53%.
“O crescimento de 5,92% no terceiro trimestre deste ano compara ainda com os 4,67% registados no segundo trimestre e 4,17% no primeiro trimestre. No terceiro trimestre de 2022, o PIB real moçambicano tinha crescido 3,65%”, aponta o documento.
De acordo com o histórico do INE, o valor mais elevado, anterior ao do terceiro trimestre deste ano, foi registado no segundo trimestre de 2018, quando o PIB real moçambicano cresceu 5,73%.
Entretanto, o Banco de Moçambique considera que esta “aceleração da actividade económica” no País resulta do “aumento de produção do Gás Natural Liquefeito (GNL), que teve uma contribuição de 45% no crescimento”. (DE)