INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 31 de Julho de 2022 – A África do Sul reduzirá o preço do combustível na bomba a partir de meados da próxima semana, com o objectivo de aliviar o fardo dos consumidores com os preços crescentes da energia desde a guerra na Ucrânia, que elevou a inflação acima do limite superior da faixa-alvo do banco central.
O ministro da Energia, Gwede Mantashe, anunciou as medidas durante a noite, que incluem uma queda no preço da gasolina em 1,32 rands (0,08 dólares) por litro – para 25,42 rands e 24,99 rands, para a gasolina de 95 e 93 octanas, respectivamente, a partir de quarta-feira.
O preço do diesel, usado principalmente por agricultores, veículos de transporte e geradores de energia de emergência, também será reduzido em 88 centavos para o diesel com alto teor de enxofre e 91 centavos para o diesel com baixo teor de enxofre, disse o comunicado.
Os preços dos combustíveis na África do Sul são ajustados mensalmente para reflectir factores como a força da moeda rand e os preços globais do petróleo.
A inflação atingiu uma alta de 13 anos de 7,4% em Junho, e o banco central espera que o valor de 2022 fique em torno de 6,5%, acima do tecto de sua meta entre 3% e 6%. consulte Mais informação
Em 21 de Julho, o banco apresentou sua maior alta de juros em duas décadas para tentar conter a alta dos preços, elevando a taxa básica de juros em 75 pontos base para 5,5%. (Reuters)