O acordo foi assinado na última quinta-feira (09.11) em Riad, capital da Arábia Saudita, entre o ministro de Economia e Finanças, Max Tonela, e o CEO daquela instituição o Sultão Abdulrahman Al-Marshad.
O valor servirá para financiar a construção e apetrechamento de 5 Hospitais no ambito da Iniciativa Presidencial “Um Distrito Um Hospital” nas províncias do Niassa, Nampula, Zambézia, Manica e Gaza para além de uma barragem em Muera, na província de Cabo Delgado.
Parte do montante será também usado na reabilitação de duas secções da Estrada Nacional (EN1). Max Tonela indicou que o Governo coloca a mobilização de financiamento para projectos de infraestrutura em Moçambique como prioridade.
“Estes acordos asseguram novos investimentos que não só elevam o bem-estar da população, mas também impulsionam o desenvolvimento económico, construindo uma base sólida para o futuro do país”, acrescentou.
Nos termos do pacote de financiamento o Governo irá garantir que a execução de todos os trabalhos de engenharia e empreitadas seja assegurada a participação de empresas moçambicanas qualificadas.
Sobre os termos do acordo do financiamento, Max Tonela explicou que “se trata de um crédito concessional, com vencimentos semestrais a uma taxa de juro de 1.5 por cento e Moçambique deverá pagar o montante em 25 anos”.
Os acordos foram assinados no decurso da Conferência Económica Arábia Saudita-África que antecedeu a Cimeira de chefes de estado de África e daquele país árabe.
A “SIMPLIFIED HIRING PROCESS” Always be aware of the time required for your project. Never wait more than 48 hours for results. types of video editing