A referida promoção dos oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) se enquadra no acto de fortalecimento das FDS, mas também no robustecimento todos da cooperação diplomática e a vigilância comunitária, factores fundamentais para a promoção da segurança e estabilidade do país.
Ao Brigadeiro Manuel Pedro Mazuze, que anteriormente ocupava o posto de coronel das FADM, o Chefe do Estado exortou – o a continuar firme na sua missão de apoio às actividades diplomáticas, de forma que Moçambique aumente o número de países amigos na arena internacional.

Ao Brigadeiro John Issa Mwalu, que antes da promoção ocupava oposto de Tenente-Coronel na reserva, o Comandante-Chefe das FDS espera maior coordenação no exercício da vigilância comunitária na província de Cabo Delgado, denunciando a presença de elementos estranhos as autoridades competentes e combatendo, sem contemplações, o terrorismo.
Na ocasião, foram também patenteados três oficias da Policia da Republica de Moçambique a patente de Primeiro-adjunto Comissário da Policia, Adjunto Comissário da Policia e Primeiro -Adjunto Comissário de Migração.