“Em cada fase da nossa história como nação, vocês desempenham um papel fundamental ao desenhar a sua própria história, uma história de superação, uma história de autodeterminação, mas uma história que só se torna sustentável quando é suportada por valores de patriotismo, de pertença à pátria e de valores de moçambicanidade”, encorajou o PR.
Acrescentando, o PR afirmou “hoje, ao celebrarmos o Dia da Juventude Africana, como Governo, renovamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar para criar condições que facilitem a vossa afirmação enquanto jovens moçambicanos, empoderando-os, ao mesmo tempo que criamos espaços para que, com o vosso saber, inteligência e criatividade, contribuam para o vosso bem-estar, das vossas famílias e do país em geral. Bem-haja a Juventude africana! Bem-haja a Juventude moçambicana!”
Entretanto, reagindo à publicação, um dos internautas escreveu o seguinte: “não basta palavras bonitas sua excelência, precisamos de acções, os jovens deste país andam marginalizados, falta um pouco de tudo para camada juvenil, emprego, habitação, oportunidades em várias áreas, e quando os jovens tentam empreender são corridos e sufocados com altas taxas do vosso governo, o segredo vamos comer juntos”.
Um outro internauta afirmou, “texto bonito se no mínimo vivêssemos o que escrevem nos textos, o que tanto tem discursado não teria lugar melhor a se viver que não seja esse país, mas enfim isso é só um texto e termina assim, vocês a fingirem demência”.
Na senda das críticas, um outro usuário do Facebook disse “Sr. Presidente Filipe Nyusi nós jovens exigimos que a FRELIMO dê a Victória aos verdadeiros vencedores para sairmos dessa situação que a FRELIMO quer nos arrastar, no passado ovacionamos o partido no poder, mas agora sabemos que não é de nada e toda a vida andaram a nos mentir e concluímos que a FRELIMO é culpada de todas as guerras que houve com a RENAMO.”
Entre os vários comentários, “Integrity” identificou os seguintes: “Mas bem, viram os tais jovens que estão nas fotos? Pessoas de 40 anos e chama de jovem? Então nós somos adolescentes, por isso não somos contemplados em nada nesse país, é triste o que vivemos nesse país”.
Prosseguindo um outro internauta disse: “Assim Sua Excelência acordou logo cedo para nos provocar, nós estamos a pensar como vós tirar do poder e nos manda essa mensagem de ofensa moral, como dizia os nossos antepassados, boca calada não entra mosca, obrigado pela compreensão, um tal, bom dia para si e para malta Florindo e companhia.”
Já um outro usuário rematou a publicação do PR lançando a seguinte crítica: “Jovens em Moçambique somente são os da OJM? A partir do momento que partidarizar as pessoas, estamos a abrir mãos para nós os jovens que não somos da OJM, e escolhermos também o nosso Presidente e sim, não nos sentimos representados pelo senhor. O senhor é presidente de um grupo de pessoas e não dos moçambicanos.
Entretanto, entre os milhares de comentários vexatórios contra o Presidente Filipe Nyusi, uma página supostamente pertencente ao Conselho Nacional da Juventude em Inhambane exaltou os feitos do PR com o seguinte comentário: “Muito obrigado Excelência pelas palavras de encorajamento para a nossa juventude. Como chefe do Estado é gratificante num dia com muitas agendas reservar um tempinho para a sua juventude Kanimambo. Aproveitamos desta ocasião também para agradecer os grandes programas que estão a mudar a vida dos nossos jovens, em particular os da província de Inhambane e esses programas já tem caras e nomes, parabéns. Moçambique tem Futuro”.
Contudo, nos últimos dias, em cada publicação que o Presidente da República faz, os internautas atacam e criticam-no severamente, principalmente neste período que se aguarda que o Conselho Constitucional (CC) divulgue ou valide/não os resultados finais das eleições autárquicas de 11 de outubro aprovados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), mesmo perante tantas irregularidades detectadas. (O.O.)