INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 29 de Julho de 2022 – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), deteve em flagrante delito na última quarta-feira (27) em Maputo, numa operação secreta, Simão Ernesto Valoi, o famigerado traficante de cornos de rinoceronte radicado no Distrito de Massingir, na Província de Gaza e conhecido no sindicato do crime organizado da caça furtiva por “boss Navarra”. No momento da detenção, Navarra estava na companhia de Paulo Zucula, um operativo do sindicato.
Segundo fontes fidedignas, a detenção de “boss Navarra” está ser tratada num ritmo diferente, uma vez que este carrega vários segredos do topo do sindicato e que terão sido pegos de surpresa com a detenção deste importante integrante da indústria lucrativa. Na altura da detenção, estava na posse de quatro cornos ou partes do corno de rinoceronte, onde vinha ao encontro de potenciais compradores, mas terá caído nas malhas de agentes operativos do SERNIC.
De referir que até aqui, “boss Navarra” não foi apresentado publicamente pelas autoridades policiais como acontece com outros criminosos, na medida em que decorrerem diligências corruptas nos corredores da 6ª Esquadra com o objectivo de o soltar por alegadamente os cornos de rinoceronte serem falsos, tal como aconteceu em 2021, com o filho de um conhecido general, que acabou ilibado por supostamente, o corno de rinoceronte que transportava ser falso, e acredita-se que o filme venha ser o mesmo. (INTEGRITY)