INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 29 de Julho de 2022 – Um estudo recente sobre o impacto macroeconómico do Corredor Logístico de Maputo realizado pela Conningarth Economists, em parceria com o Standard Bank Moçambique, estima que a modernização e expansão do Porto de Maputo, responsável por mais de 60% do tráfego de mercadorias da Corredor Logístico de Maputo (MLC), resultará em uma contribuição anual de aproximadamente US $ 345 milhões para o Produto Interno Bruto (PIB) até 2058, e impactos macroeconómicos mais amplos nas receitas fiscais, criação de empregos, renda familiar e fluxos comerciais.
No estudo, avançasse que actualmente, todo o Corredor Logístico de Maputo movimenta em média, 1600 veículos pesados por dia, o que representa cerca de 30 milhões de toneladas por ano, mas com uma tendência crescente. O Corredor Logístico de Maputo (MLC) é um catalisador chave para o crescimento de Moçambique e outros países da SADC.
O MLC inclui Lebombo/Ressano Garcia BorderPost, ralwayines e a estrada de pedágio N4 que se estende de Gauteng, passando por Mpumalanga até o Corredor Norte-Sul. Dá acesso para esses países e mercados globais de produtos minerais, é principalmente da África do Sul, actualizando e desenvolvendo o Corredor para TS potencial total aumentará em todas as condições a possibilidade do futuro transporte de mineração MT de frete por ano.
Não obstante, no estudo consta que a importância da MLC é claramente demonstrada pelo crescimento de Maputo. A principal função do MLC é transportar cargas da RSA e dos países ao longo produto minera, produtos minerais processados e produtos agrícolas. Embora a exportação produtos destinados às exportações da Zâmbia, Zimbábue e RDC.
De acordo com o estudo, para além disso, deve ser introduzido o pré-desembaraço de carga que visa agilizar o comércio e redução do tempo de liberação da carga através do desembaraço antecipado da carga antes da chegada coordenação e cooperação entre as partes interessadas, mas também levará a eficiência nas fronteiras quanto aos riscos.
A implementação das mudanças sugeridas não só melhorará a eficácia das partes interessadas, na medida em que, o que fazem têm influência no desempenho na fronteira. O sucesso manifesta-se na melhoria dos fluxos comerciais, aumento da produtividade e competitividade comercial, na fronteira, a coordenação das inspecções e a melhoria da partilha de informação.
As intervenções propostas neste relatório irão melhorar a eficiência de várias partes interessadas juntamente com quedas significativas em atrasos, congestionamentos e custos logísticos. (INTEGRITY)