INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 28 de Julho de 2022 – A tarifa do transporte público vai registar mais uma subida em Maputo, dos actuais 12 Mt para 19 na razão da distância de até 10 km e dos 15 para 22 Mt acima de 10 km, quer dizer, se a situação já estava difícil para os passageiros do transporte semi-colectivo, agora estará ainda pior.
Assembleia Municipal da Cidade de Maputo (AMCM) avançou a informação esta quarta-feira. Na ocasião, a porta-voz não adiantou nada sobre a data em que vai entrar em vigor a nova tarifa, mas afirmou que o agravamento não vai sufocar os munícipes, uma vez que o Governo prometeu subsidiar os passageiros através do cartão Famba e da banca móvel.
Por outro lado, os partidos da oposição exigem que os preponentes da medida sejam mais precisos nos detalhes sobre os moldes em que os munícipes serão apoiados, visto que, até agora, não há eficácia nos cartões Famba e o transporte público não abrange a maioria dos utentes.
Esta decisão surge numa altura em que se espera, a qualquer momento, o aumento do preço do combustível, o que encarecerá mais o custo de vida; no entanto, eis a razão por que milhares de cidadãos pensam em manifestar-se contra a crescente situação que Moçambique enfrenta. (INTEGRITY)