O impacto deste numero populacional na procura de meios de subsistência exerce uma pressão maior com as suas prácticas costumeiras que sufocam o ambiente e os investimentos nas energias renováveis não insignificantes.
As iniciativas do governo provincial de Nampula para a massificação do uso de energias renováveis durante os últimos cinco anos foram insignificantes numa fase em que o inquérito sobre o impacto do acesso à energia sustentável referente ao ano 2022 feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indica que das famílias que têm acesso a eletricidade apenas cerca de 20% é garantida com painéis solares. https://www.ine.gov.mz/web/
guest/d/relatorio-de-energia-_ -agosto-2023
Recuando um pouco ao passado, um estudo feito entre os anos 2011 e 2013 pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, através do Fundo de Energia, na altura liderado pelo ministro Salvador Namburete, publicado em Atlas de Energias Renováveis de Moçambique, coloca a província de Nampula, juntamente com as de Tete, Cabo Delgado e Niassa, como as que apresentam um clima, temperaturas elevadas para acomodar projectos de energias renováveis. https://energypedia.info/
Na altura provavelmente pelo desconhecimento, nada de relevo foi feito, poucos investimentos na área embora necessários, o governo do antigo presidente de Moçambique nada foi feito, assim como o governo actual do Presidente Filipe Jacinto Nyusi e dos seus respectivos governadores, incluindo Abdul Razak que mais tarde foi ao ministério dos Recursos Minerais e Energia para aproveitar essas oportunidades e galvanizar um sector que se afigura importante, até porque Moçambique é signatário de acordos sobre energias renováveis como um dos pontos para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde 2019, grandes e vários anúncios envolvendo milhões de dólares e euros são feitos para o investimento em energias renováveis no país, e em particular na província nortenha de Nampula, onde a cobertura de energia elétrica ainda é pouca. Por outro lado, já à 7 de Dezembro em 2022, a União Europeia, através do embaixador António Maggiore, anunciou, durante a conferência empresarial de energias renováveis em Maputo-Moçambique, que havia um pacote de €15 milhões de euros para energias renováveis a serem investidos através do programa PROMOVA Energia da UE e governo de Moçambique para as zonas rurais de Nampula e Zambézia.
Sobre os fundos anunciados os pelos parceiros, para Nampula e outras províncias do país, o delegado do FUNAE em Nampula, Izildo Nogueira respondeu não estar em condições de responder porque o fundo ‘ está a ser gerido a nível central da província nós temos o dever de receber as empresas e dar resposta relativamente às preocupações que vão nos avançar, mas este é um fundo que está sendo gerido no FUNAE em Maputo prometemos preparar essa informação e partilhar para melhor divulgação.
https://public.flourish.
Fundo de Energia
A maior parte dos projectos de energias renováveis que o FUNAE implementa, são financiados por parceiros de cooperação, muitos deles da comunidade europeia. “2015 a 2021 não tivemos apoio, mas agora os parceiros estão a voltar a apoiar directamente os projetos”, afirmou. Existe uma estratégia de electrificação partilhada entre a EDM e FUNAE.
Em relação aos referidos milhões dos parceiros para programas de energias alternativas, como saída ao uso dos combustíveis fósseis-lenha e, florestas destruídas pela maioria da população moçambicana, e em particular de Nampula, o timoneiro do FUNAE em Nampula fala de um FUNAE “sem fundos”. Contudo, em Nampula faz referência a uma linha de financiamento lançada pela sua instituição e o Banco Comercial de Investimento (BCI) em 2021.
“Em 2021 se não me engano, o FUNAE lançou um fundo em parceria com o BCI e que está disponível no banco, um fundo para as associações, pessoas iIndividuais ou colectivas. Ainda não temos tido muita aderência para o acesso a este fundo, que é um dinheiro que está lá e que precisa ser usado para flexibilizar o uso produtivo nas comunidades. A exemplo do sistema de irrigação movidos à painéis solares. Este fundo está virado para esta área de agricultura e foi lançado publicamente, que para nós acaba sendo agora um desafio que massificar aquilo que é a divulgação deste fundo para que as empresas assim como os singulares tenham acesso “. Disse Nogueira
Os investidores privados estão a intervir para prestar serviços a escritórios administrativos e outros clientes nas zonas rurais. Foto de : Amade Abubacar
Investimento privado
Empresas substituem governo no fornecimento de energia renováveis na província de Nampula
Devido a fraca cobertura da energia elétrica, sobretudo a falta de efectivação do uso das energias renováveis, o caso da energia solar, considerada barata, por parte do governo, o seu papel está sendo substituído pelas empresas privadas, ainda que a sua implementação custe tanto aos beneficiários ou interessados, neste caso a população pobre e residente na zona rural.
Erasmo Plica, CEO da empresa Solar Power Corporation, em Nampula, fundada em 2022, com Número Único de Identificação Tributária (NUIT), embora considerea difícil o mercado, afirmou que a sua empresa tem sido uma solução para energia de baixo custo para certas famílias da zona rural. Erasmo falou que nessa intervenção de chegar onde o Estado não consegue cumprir o seu dever, a sua empresa montou painéis fotovoltaicas, por exemplo no distrito de Malema e em algumas instituições religiosas cristãs.
“Na província de Nampula, no seu todo, temos trabalhado com aquilo que são as organizações do Estado e a própria comunidade e clientes e isso é muito positivo porque onde a comunidades de beneficia de energia. A gente implementa as energias renováveis e temos algumas fontes de recursos abundantes. Temos em Malema, a gente forneceu uma bomba para o processo de irrigação, temos em Mossuril e Monapo e temos o caso de Ribaué que temos trabalhado pouco, pouco. Disse Erasmo Pipoca.
Contudo, há queixas de falta de incentivo. Este responsável admite que o Fundo Nacional de Energia (FUNAE), cujo papel é pouco conhecido, na sua óptica, não está em condições de responder aos desafios de energia renováveis na província de Nampula, devido a sua fraca intervenção, até porque a instituição tem poucas acções.
O perador privado queixa-se da falta de uma janela de financiamento por parte das entidades do governo para jovens recém-formados ou empresas interessadas em desenvolver ideias no sector de energias renováveis, de forma a responder as metas de alcance de energias baratas às comunidades, sobretudo rurais.
“O financiamento, como tal, ainda é um desafio para nós, porque carece de várias políticas do governo, por exemplo para as pequena e médias empresas a nível da região norte, no caso de Nampula, tendo em conta que parte maior parte de alguns processos estão no Maputo e não aqui, acredito que as delegações províncias do FUNAE não fazem um trabalho a nível nacional, por isso que há pouco trabalho feito nesta área”, afirmou
Falta de vontade política mina o desenvolvimento das iniciativas de energias renováveis.
Diante da situação do governo não ter capacidade absoluta para implementar e explorar todas as áreas de energias renováveis, a falta de vontade política impede que indivíduos com conhecimentos efectivem projetos concretos, por uma alegada falta de fundos.
Em Moçambique, tem sido comum, o governo do dia viabilizar projetos de “camaradas” ou sócios, mesmo que não tenham elementos suficientes para dar resultados precisos. É o caso do ambiente político em Nampula, maior círculo eleitoral do país, onde um projeto concreto de energias renováveis, com foco na cidade capital, alegadamente foi descartado por falta de vontade política.Nampula longe de cumprir os objetivos de energias renováveis.
Localizada na região norte de Moçambique, Nampula é a província mais populosa do país, com 6.490.271 habitantes, o correspondente a 20.5% da população moçambicana.
O impacto deste número populacional na procura de meios de subsistência exerce uma pressão maior com as suas prácticas costumeiras que sufocam o ambiente e os investimentos nas energias renováveis são insignificantes.
As iniciativas do governo provincial de Nampula para a massificação do uso de energias renováveis durante os últimos cinco anos foram insignificantes numa fase em que o inquérito sobre o impacto do acesso à energia sustentável referente ao ano 2022, feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que das famílias que têm acesso à eletricidade apenas cerca de 20% é garantida com painéis solares. https://www.ine.gov.mz/web/
Recuando um pouco ao passado, um estudo feito entre os anos 2011 e 2013 pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, através do Fundo de Energia, na altura liderado pelo ministro Salvador Namburete, publicado em Atlas de Energias Renováveis de Moçambique, coloca a província de Nampula, juntamente com as de Tete, Cabo Delgado e Niassa, como as que apresentam um clima, temperaturas elevadas suficientes para acomodar projectos de energias renováveis. https://energypedia.info/
Na altura,embora fossem necessários poucos investimentos foram feitos na área pelos governos do antigo presidente de Moçambique e do actual governo do Presidente Filipe Jacinto Nyusi e dos seus respectivos governadores, incluindo Abdul Razak – que mais tarde foi ao ministério dos Recursos Minerais e Energia para aproveitar essas oportunidades e galvanizar um sector que se afigura importante, até porque Moçambique é signatário de acordos sobre energias renováveis e tem como um dos pontos atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde 2019, grandes e vários anúncios envolvendo milhões de dólares e euros são feitos para o investimento em energias renováveis no país, e em particular na província nortenha de Nampula, onde a cobertura de energia elétrica ainda é pouca. Por outro lado, já à 7 de Dezembro em 2022, a União Europeia, através do embaixador António Maggiore, anunciou, durante a conferência empresarial de energias renováveis em Maputo-Moçambique, que havia um pacote de €15 milhões de euros para energias renováveis a serem investidos através do programa PROMOVA Energia da UE e governo de Moçambique para as zonas rurais de Nampula e Zambézia.
Sobre os fundos anunciados pelos parceiros, para Nampula e outras províncias do país, o delegado do FUNAE em Nampula, Izildo Nogueira, disse não estar em condições de responder porque o fundo está a ser gerido a nível central da província. “ Nós temos o dever de receber as empresas e dar resposta relativamente às preocupações que vão avançar, mas este é um fundo que está sendo gerido no FUNAE em Maputo. Prometemos preparar essa informação e partilhar para melhor divulgação”, disse Nogueira.
Ou talvez porque o mesmo tenha chegado por intermédio da abertura dada pelo falecido edil de Nampula, Mahamudo Amurane, do Movimento Democrático de Moçambique, ao cidadão José Albano, que desistiu de implementar iniciativas de produção de gás na base de resíduos sólidos, por alegada falta de dinheiro.
José Albano, natural de Malema, residente na Alemanha, onde formou-se em Química-Mestarado pela universidade Arqueira, e especialmente em técnica de aproveitamento dos resíduos orgânicos em energia, tentou sem sucesso implementar o seu projecto denominado Biogás Nampula.
Segundo contou José Albano, a falta de vontade política, depois da morte de Amurane, nenhuma entidade quis saber ou viabilizar a sua iniciativa por alegada falta de fundos para financiar a ideia.
“Depende do governo, nenhuma coisa vai precisar do estrangeiro, na África do Sul, podemos fazer aí em casa com mão-de-obra local. Só precisamos de serralheiros, tenhotoda a tecnologia, mão-de-obra ia só contractar peneireiros e serralheiros a nível local, tudo isto aí, mas o governo de Moçambique está a ignorar e estou aqui. Falei com o Ministro da energia, falei até lá no nível central, há uma senhora que está na ciência e tecnologia, lá na capita-Maputo, eu fiz o projecto e submeti e eles disseram que não tem dinheiro. Disseram que eu estava na Alemanha e que devia procurar empresas para trazer tecnologia a Mocambique, “nós não temos dinheiro”.
Albano considera que a cidade capital do norte e a província toda oferecem condições que possam produzir energia, no caso concreto o biogás, na base de elementos de muito baixo custo. A técnica, também, poderia ajudar o incremento de agricultura, substituindo o uso de componentes químicos que prejudicam a terra.
“Em Nampula há potências para se desenvolver tais energias renováveis, só que prontos com a minha ausencia muita coisa fica parada, eu poderia fazer gestão dos agricultores, assuntos orgânicos que estão nos mercados, eles que acham que é lixo, enquanto aquilo é material propício para se fazer energia. Aí poderia se fazer uma campanha de sensibilização, recolhia aquele lixo depois fariamos uma represa onde podíamos usar como vala de drenagem para fazer a separação do lixo orgânico e não orgânico”.
Mesmo na cidade de Nampula, o projeto foi negado pelo pela edilidade de Paulo Vahanle, e a justificativa foi a mesma “falta de fundos”, ainda que tenha sido iniciado pelo edil falecido, porém de um outro partido político.
“Fui ao Instituto de Ciências e Tecnologia,. Para ter aquilo que está feito no Mukare, foi através do senhor Amurane, era para eu responder pelo tratamento dos resíduos orgânicos municipais e queria construir uma empresa lá na zona do Lourenço. Quando o senhor Amurane já tinha todos os documentos organizados estava quase para ser implementado, foi aíquando ele foi assassinado”.
Outra tentativa falhada com a nova liderança da edilidade. “Falei com o gestor da EMUSANA, no município, assim como o Instituto de Ciências e Tecnologias, não deu certo porque os mesmos justificavam que não tinham dinheiro para implementação deste projecto, falei com várias estruturas governamentais, mas nenhuma delas deu-me a mão”.
José Albano, também, viu a sua iniciativa não suportada pelo governo da província de Nampula de implantar uma infraestrutura de energia renovável no centro de acolhimento de Corrane, no distrito de Meconta.
“Até esse senhor governador de Nampula, senhor Rodrigues (o governador) conhece-me. Eu queria implmentar o projecto onde tem refugiados para eles poderem cozinhar , o que seria muito bom. Era só ter um gestor, montar um equipamento chamado bio gestor e todo lixo daquela população seria aproveitado como se fosse energia”.
Maria Francisco Ámido (à direita): ‘Se ao menos tivéssemos painéis solares funcionando, mas não há nada.’ Foto: Amade Abubacar
O dilema vivido pela população
Iuluti, um posto administrativo do distrito de Mogovolas, faz parte das 14 divisões administrativas que não estão ligadas a energia elétrica e a solução por uma energia renovável, no caso concreto de painéis solares, está longe de ser uma realidade. Têm sido uma das grandes preocupações da população nos últimos quinze anos a instalação de energia elétrica ou renováveis, aliás, até porque a região oferece condições para instalação de um sistema fotovoltaico para minimizar o sofrimento da população no acesso à energia limpa e de baixo custo.
Nos últimos dois anos, o governo só conseguiu eletrificar apenas dois postos administrativos. Uma fonte do Conselho dos Serviços de Representação do Estado diz que é pouco provável que a electrificação seja efectiva até 2024, tal como tem sido propalado pelas entidades governamentais. Enquanto isso não acontece, a população não tem alternativa. Lúcia António, de 29 anos de idade, mãe de três filhos, residente no bairro Namirro, conta que o maior dilema está nas mulheres grávidas quando vão ao parto na maternidade local.
Segundo conta, é preciso o uso de lanternas que as famílias devem trazer de casa, ao mesmo tempo que questiona a fraca capacidade do governo em flexibilizar a instalação de um sistema solar, tal como andou a prometer durante a campanha eleitoral do ano 2019.
“Nós sofremos por falta de energia, se tivéssemos energia teríamos como beber água gelada, sucos. Até mesmo no nosso hospital há casos em que é preciso energia, a maioria dos casos que tem-se transferido para a vila sede, mas tudo isso por falta de energia. Todos os dias choramos nós que somos mães, chegamos a ser três a quatro mulheres ali na maternidade, que também é pequena, com problemas de energia a coisa é pior, estou admirada simplesmente, muitos casos nos dizem ir a Nametil [vila sede do distrito de Mogovolas], porque evitam essas emergências da noite devido a falta de energia”.
E porque a instalação de um sistema de energia na zona é uma necessidade de longos anos, a dona Lúcia nem acredita das próximas. “Só promete que vai pôr energia, já começou trabalho para energia solar só estou a ouvir apenas, nós queremos ajuda, isso é o que me preocupa, aqui não temos água potável, não conhecemos torneira que se diz”.
A dor da população por as autoridades não estenderem o acesso de energia da rede nacional e /ou a alternativa, vem também da senhora Maria Francisco Ámido, de 37 anos, mãe de cinco filhos e residente em Namirro B, arredores de Iuluti. Para esta cidadã, a dor não só vem das dificuldades que as mulheres passam durante a noite quando vão ao parto, mas também de não serem exploradas as outras áreas de comércio, como também na conservação dos produtos, por exemplo o pescado.
“O problema da falta de energia constitui uma grande preocupação e dor de cabeça, mesmo quando vamos no hospital, sobretudo à noite, somos obrigados a ter uma lanterna manual. Se tivéssemos pelo menos painéis a funcionar, mas nada. Consumimos peixe de má qualidade devido a falta de energia, muitas vezes nossos produtos apodrecem por falta de conservação. Com a energia podemos fazer nossos pequenos negócios, como o caso de vender gelados, refrigerantes, água gelada entre outros negócios para ajudar os nossos esposos com as despesas de casa”.
A reclamação dos residentes de Iuluti, que dista a 114 quilómetros da cidade de Nampula e 42 da vila de Nametil, chega igualmente do cidadão Maleidi Ikawanhiwe, que igualmente acusa o governo de falta de pena à população e ausência de compromisso em atender os objetivos da expansão das energias renováveis.
De acordo com Meledi, Iuluti não está na rota de desenvolvimento desejável devido a falta de energia elétrica. “De facto, a questão da falta de luz ou energia aqui em Lutuli é um problema! O governo tem que solucionar com energia da rede eléctrica ou painéis solares. Outras zonas tem energia, também é difícil ter atendimento em caso de emergência hospitalar, estamos a pedir o governo para nos ver, de modo que Lutuli fica uma terra de renome”.
Afinal, a preocupação de Lúcia António, também residente de Iuluti, era de ver o governo a responder à falta de energia para os gelados ou congelados, incluindo água fresca deixar de ser luxo. “Nós sofremos por falta de energia, porque se tivéssemos energia teríamos como beber água gelada, sucos, até mesmo no nosso hospital há casos em que é preciso energia, a maioria dos casos têm sido transferido para a vila sede, mas tudo isso por falta de energia, é por isso que há muita necessidade de termos”.
Tal como outros, o comerciante informal Jorge Raimundo considera de falta de comprometimento do governo em expandir a energia de baixo custo para a população da zona rural. Jorge afirma que o negócio que faz (venda de eletrodomésticos) não tem sucesso devido a falta de energia elétrica. “Não tenho muito sucesso na venda, uma vez que os meus consumidores recorrem ao sistema fotovoltaico, a maneira é individual e só para iluminação para a utilização apenas a noite, o que não cobre em 100% as suas necessidades diárias”. https://redactormz.com/metade-
Erika Mendes: ‘Precisamos de soluções energéticas que, além de limpas, sejam em menor escala.’ Foto fornecida
O apelo da especialista
Érika Mendes, da organização não governamental moçambicana Justiça Ambiental (JA), começa por reconhecer que “Moçambique tem um enorme potencial para energias limpas e renováveis. Precisamos de soluções energéticas que além de limpas sejam de menor escala, descentralizadas e geridas localmente, que aproveitem o potencial energético de cada local e beneficiem as populações locais”.
A activista Érika Mendes alerta que o uso, em grande escala, das energias renováveis pode igualmente ser prejudicial, por isso mesmo que a sua organização defende o uso de energia solar em pequena escala não prejudicial ao ambiente, ou seja que não emite grandes proporções de metano por exemplo, tal como detalha.
“Um projeto grande de energia solar, por exemplo, precisa de muita terra, muita área para produzir essa energia, então se esse projecto é implementado num lugar que tem pessoas a viver, essas pessoas ou têm que ser beneficiadas pelo projecto ou têm que ser reassentadas, porque senão havemos de repetir os mesmos problemas da mina de carvão, dos projetos de gás, então, para nós a questão de transição energética não deve só mudar energia para um outro tipo de energia, o problema está resolvido. As mudanças têm que acontecer de uma forma mais profunda, ou seja, o que nós defendemos é que não baste ser energia solar, tem que ser energia solar que é produzida para beneficiar aquela comunidade que está ali, tem de ser um projeto de energia solar que não vai significar que as famílias não vão perder terra para produzirmos energia que depois há-de ir para indústria ou para ser exportada”.
Amade Abubacar é um jornalista moçambicano radicado em Cabo Delgado. Esta investigação foi concluída com o apoio do projeto Oxpeckers Investigative Environmental Journalism https://oxpeckers.org/ #PowerTracker e da Open Climate Reporting Initiative do Center for Investigative Journalism https://tcij.org/ocri/ .
very satisfying in terms of information thank you very much.
most recommended allergy medication strongest over the counter allergy costco canada cold and sinus
what is the strongest sleeping pill phenergan drug
order prednisone 20mg pill prednisone 10mg tablet
abdominal pain imediate relief lincomycin 500mg canada
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great . dubai live stream
clear skin image pills generic avlosulfon 100 mg dermatologist prescribed acne cream
anti nausea medication non prescription order bactrim 960mg pill
buy accutane 20mg online order absorica accutane 40mg price
sleeping tablets prescribed by doctors buy modafinil without prescription
amoxicillin 1000mg generic order amoxicillin generic buy amoxil 500mg without prescription
zithromax pill zithromax pill zithromax 500mg brand
where can i buy azipro azithromycin 250mg pills buy azipro paypal
furosemide 100mg tablet cheap lasix 40mg
buy omnacortil medication omnacortil 5mg canada prednisolone 40mg usa
deltasone buy online prednisone 5mg price
buy amoxil 1000mg without prescription amoxicillin medication order amoxicillin 250mg online
cost doxycycline 200mg buy acticlate pill
albuterol 2mg drug order ventolin inhalator for sale best antihistamine for allergic rhinitis
synthroid 100mcg sale order levothroid for sale cheap levoxyl sale
brand levitra 20mg cost levitra 20mg
how to get clomiphene without a prescription clomiphene pill buy clomiphene without a prescription
buy generic tizanidine for sale tizanidine 2mg cheap tizanidine drug
buy rybelsus 14mg sale cheap semaglutide buy semaglutide generic
order prednisone 40mg deltasone 10mg sale prednisone 20mg pills
buy rybelsus 14mg online semaglutide online buy buy semaglutide 14 mg generic
isotretinoin 40mg generic buy accutane 10mg sale accutane 40mg price
amoxil 500mg without prescription order amoxicillin 500mg online cheap amoxil 1000mg tablet
order albuterol generic purchase ventolin buy albuterol 2mg sale
order azithromycin 500mg pills purchase zithromax generic zithromax 500mg cheap
clavulanate where to buy augmentin tablet augmentin 625mg over the counter
omnacortil 40mg for sale cheap prednisolone pills omnacortil 40mg pill
it’s awesome article. look forward to the continuation.<a href="https://www.cse.google.lv/url?sa=i
purchase levothroid online cheap levoxyl over the counter synthroid 150mcg tablet
gabapentin 100mg sale order generic gabapentin 100mg cheap gabapentin pills
purchase serophene generic clomid 50mg price order clomid
furosemide canada buy lasix online cheap order generic furosemide
sildenafil overnight order generic sildenafil 100mg female viagra
vibra-tabs for sale vibra-tabs sale oral vibra-tabs
rybelsus tablet rybelsus 14mg cost buy semaglutide 14mg
blackjack for money slot game slot casino
purchase pregabalin for sale lyrica 150mg for sale order lyrica 150mg online
order generic vardenafil 10mg buy vardenafil 20mg pills oral levitra 20mg
purchase triamcinolone for sale aristocort medication aristocort 10mg price
hydroxychloroquine 400mg cheap buy plaquenil 200mg for sale buy plaquenil 400mg for sale
purchase desloratadine clarinex sale clarinex for sale
order tadalafil 10mg pill tadalafil 5mg usa usa cialis overnight
order claritin 10mg pills buy generic claritin order claritin generic
buy cenforce 100mg generic cenforce 50mg generic cenforce 50mg oral
buy dapoxetine 30mg sale buy priligy 30mg generic cytotec tablet
buy aralen generic chloroquine 250mg for sale aralen where to buy
order glucophage online cheap buy glucophage 500mg pill buy glycomet 500mg pills
zovirax 400mg drug oral zyloprim order allopurinol 100mg pill
buy amlodipine pills amlodipine over the counter buy amlodipine pills for sale
order crestor 20mg online cheap order crestor 10mg generic zetia 10mg for sale
order zestril 2.5mg pill buy lisinopril 5mg without prescription lisinopril 5mg drug
order motilium how to buy motilium order tetracycline without prescription
purchase omeprazole online cheap order prilosec 10mg online cheap omeprazole 10mg drug
cyclobenzaprine without prescription lioresal oral baclofen 25mg cheap
order metoprolol 100mg generic buy generic metoprolol cheap metoprolol
order toradol for sale buy toradol cheap colcrys pill
tenormin generic tenormin 100mg pills atenolol 50mg drug
methylprednisolone over counter methylprednisolone over counter methylprednisolone 4mg over counter
buy generic propranolol over the counter buy plavix online cheap plavix without prescription
how to write an about me essay buy essay online uk buy essay now
methotrexate 10mg generic warfarin oral coumadin medication
buy generic meloxicam oral celebrex celebrex online order
flomax 0.2mg sale cheap celebrex celebrex 200mg pill
imitrex over the counter sumatriptan 25mg ca where can i buy levaquin
order zofran zofran pills aldactone sale
dutasteride price buy avodart medication zantac 300mg pills
zocor 10mg tablet buy zocor 10mg pill order valacyclovir 500mg
acillin cost buy amoxicillin online how to buy amoxil
buy propecia 1mg for sale diflucan 100mg cheap order fluconazole 100mg pills
cipro medication – purchase augmentin online augmentin online order
buy cipro pills for sale – buy trimethoprim pill order augmentin 375mg pill
flagyl 400mg ca – clindamycin without prescription order zithromax 250mg pills
ivermectin 12 mg tablets for humans – amoxiclav buy online tetracycline 250mg generic
valacyclovir 500mg pills – order nemasole pills order zovirax
buy ampicillin paypal acillin pills purchase amoxicillin for sale
buy metronidazole pill – purchase flagyl generic generic zithromax 500mg
order lasix 100mg online cheap – how to get minipress without a prescription how to buy capoten
metformin 500mg without prescription – lamivudine pills lincocin for sale
order retrovir 300mg without prescription – zyloprim 300mg ca
clozaril order online – order coversum generic pepcid price
anafranil 50mg sale – doxepin for sale doxepin 25mg us
atarax medication – buy escitalopram 10mg online order generic endep 10mg
clavulanate without prescription – cipro oral purchase cipro generic
buy generic amoxil for sale – cheap cephalexin 125mg cheap ciprofloxacin 500mg
buy zithromax 250mg without prescription – where can i buy zithromax order ciplox 500 mg without prescription
cost cleocin – buy chloromycetin online cheap buy cheap generic chloramphenicol
ivermectin 6mg pills – aczone oral buy cefaclor 250mg pills
buy ventolin without a prescription – order advair diskus inhalator online cheap theo-24 Cr price
medrol buy – depo-medrol cheap astelin 10ml canada
desloratadine price – buy aristocort without prescription albuterol inhaler
buy generic micronase 5mg – order generic pioglitazone 15mg dapagliflozin us
buy glucophage 1000mg pills – brand losartan 50mg acarbose over the counter
prandin 2mg us – repaglinide order jardiance 10mg canada
buy terbinafine 250mg pill – griseofulvin medication order griseofulvin online cheap
buy rybelsus 14mg generic – order rybelsus without prescription order desmopressin online
purchase nizoral for sale – buy lotrisone for sale brand sporanox 100 mg
order famciclovir 500mg pill – famvir 500mg over the counter purchase valcivir sale
lanoxin 250mg uk – buy avalide generic lasix without prescription
order metoprolol 100mg online – purchase olmesartan generic nifedipine cheap
how to get microzide without a prescription – cost microzide 25 mg buy zebeta 10mg
nitroglycerin cheap – where to buy indapamide without a prescription buy generic valsartan over the counter
rosuvastatin adventure – crestor mad caduet pills brush
zocor military – zocor address lipitor faithful
viagra professional online bother – buy cialis professional aside levitra oral jelly online snap
priligy tail – suhagra impatient cialis with dapoxetine lock
cenforce idiot – kamagra online dusty brand viagra leader
brand cialis report – tadora wit penisole pile
cialis soft tabs john – caverta temple viagra oral jelly wonder
brand cialis hard – alprostadil wind penisole clean
cialis soft tabs online stock – cialis soft tabs online promise viagra oral jelly online upper
cenforce render – kamagra seize brand viagra pills shut
priligy round – aurogra mouth cialis with dapoxetine cave
acne medication strike – acne medication cook acne medication jump
asthma treatment powerful – asthma treatment meal asthma medication rush
uti antibiotics endless – uti antibiotics dignity uti medication detail
prostatitis medications fail – prostatitis treatment dwarf prostatitis treatment wrench
valtrex pills brother – valtrex online health valtrex pills glove
claritin look – claritin pills complete claritin pills print
dapoxetine quality – dapoxetine arrow priligy difficult
claritin servant – loratadine return claritin pills mansion
ascorbic acid mount – ascorbic acid voice ascorbic acid embrace
promethazine further – promethazine seize promethazine choke
clarithromycin doubt – albenza pills think cytotec pills concentrate
fludrocortisone exchange – florinef permit prevacid conceal
buy rabeprazole pills for sale – rabeprazole us order domperidone without prescription
order generic bisacodyl 5mg – order liv52 generic order liv52 generic
buy zovirax paypal – cerazette 0.075 mg uk buy cheap generic duphaston
brand cotrimoxazole 480mg – buy levetiracetam 500mg without prescription tobrex 10mg ca
griseofulvin pills – lopid sale buy gemfibrozil paypal
dapagliflozin online – buy generic acarbose 25mg buy precose
dimenhydrinate 50mg without prescription – buy actonel generic risedronate 35 mg ca
purchase enalapril online cheap – latanoprost over the counter how to get xalatan without a prescription
monograph us – buy monograph 600mg for sale pletal 100 mg brand
buy feldene 20mg – buy piroxicam 20mg generic rivastigmine 6mg pills