O presidente da CONMEBOL confirmou, na quarta-feira, um cenário inédito na história do Mundial de futebol. Em 2030, a competição, que se disputa em Portugal, Espanha e Marrocos, terá início… na América do Sul, sendo que os jogos inaugurais serão realizados nesse mesmo continente, no Uruguai, na Argentina e no Paraguai.
Numa curta mensagem nas redes sociais, Alejandro Domínguez escreveu: “Apontámos alto e sonhámos em grande. O Mundial de 2030 inicia-se onde tudo começou. Os anfitriões dos jogos inaugurais do Mundial serão Uruguai, Paraguai e Argentina”.
“Vão existir três aberturas no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Serão três jogos inaugurais e tudo irá começar no Uruguai. A FIFA providenciará mais detalhes acerca daquilo que irá acontecer na Argentina e no Paraguai”, pode ainda ler-se no Twitter (X) de Alejandro Domínguez.
Refira-se que o Mundial’2030 entrará para a história por se celebrarem 100 anos da primeira edição. Em 1930, o Uruguai organizou (e conquistou) a competição.
Recorde-se que o último Mundial, que aconteceu no ano passado, se realizou no Qatar. No caso, a Argentina conquistou o troféu ao bater a França na final nos penáltis (4-2), depois de um empate a três golos após prolongamento.
“Supera as expectativas”: Marcelo feliz com escolha de Portugal, Marrocos e Espanha para o Mundial 2030
O Presidente da República revelou que tinha a convicção, desde o início, que a candidatura de Portugal, Marrocos e Espanha era “vencedora”.
O Presidente da República disse, esta quarta-feira, que o anúncio da escolha de Portugal, Espanha e Marrocos para o Mundial de 2030 “supera as expectativas”.
“O resultado hoje conhecido supera as expetativas, porque passou de uma candidatura apenas europeia, a uma candidatura europeia, africana e sul americana, ligando países que têm uma História em comum”, lê-se numa nota no site da Presidência.
Marcelo Rebelo de Sousa tinha a convicção, segundo revela na nota, que a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos era, desde que foi lançada, uma “candidatura vencedora”.
Mundial dividido por seis países
A candidatura ibérica arrancou em outubro de 2020. Em 2022, já depois da invasão russa, foi alargada à Ucrânia, que acabou por ser substituída por Marrocos, em março deste ano.
Portugal estreia-se em Mundiais, depois de ter recebido o Euro2004, a Espanha o Euro1964 e o Mundial1982, enquanto Marrocos acolheu a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988.
Esta vai ser a primeira vez que um Mundial será repartido por seis países. Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber três jogos do Mundial, como forma de “celebrar o centenário” da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930. (RECORD/SIC)








This was beautiful Admin,hank you for your reflections. live dubai racing
But wanna say that this really is quite helpful Thanks for taking your time to write this.