A África do Sul, um dos países do mundo mais afetados pelo HIV, começará a testar um novo método de prevenção contra o vírus com um anel vaginal que libera um medicamento antirretroviral, anunciou na sexta-feira (29) o Fundo Global de combate à aids. Três organizações envolvidas na luta contra a aids na África do Sul encomendaram 16.000 anéis que devem ser disponibilizados em alguns meses, segundo o Fundo Global de Combate à aids, tuberculose e malária.
Inspirado nos modelos utilizados para a contracepção feminina, o anel vaginal de silicone libera progressivamente um antirretroviral, a dapivirina, e deve ser trocado a cada mês.
“Estamos convencidos de que este novo anel pode ter um impacto revolucionário na prevenção do HIV”, o vírus da imunodeficiência humana que destrói as defesas imunológicas e provoca a aids, explica em um comunicado o diretor do fundo, Peter Sands.
O anel é uma alternativa a outros tratamentos preventivos, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que revolucionou a luta contra o vírus da aids nos últimos anos.
Este tratamento implica tomar um comprimido diário ou receber uma injecção mensal, um método que não é necessariamente adaptável para todas as pessoas, explicam as organizações de prevenção sul-africanas.
“As mulheres precisam de acesso a uma série de soluções seguras e eficazes, incluindo o anel de dapivirina, para que possam adotar a mais conveniente”, disse Ntombenhle Mkhize, presidente da Fundação de Combate à aids da África do Sul.
Em 2023, as mulheres e adolescentes representaram 53% das infecções no mundo, segundo o Unaids, programa da ONU que trabalha para criar soluções e ajudar as nações no combate à doença. A África do Sul tem 13,7% do soropositivos, uma das maiores taxas do mundo de pessoas infectadas com HIV. (AFP)
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site. Keep up the great writing
Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.
This scenery is definitely worth seeing, thank you! More hints