Tudo porque na última quinta-feira, 28 de setembro de 2023, um grupo de membros da Frelimo foram presumivelmente vistos pelos membros da RENAMO a sair logo pela manhã de duas residências não ocupadas e pertencentes a Escola de Mazicuera em Gondola, por sinal um movimento que teve retorno ao fim do dia.
Segundo Edson Mapsuanganhe, Cabeça de Lista da RENAMO em Gôndola, o grupo de membros estão a usar as residências do Estado para suportar a campanha eleitoral, ferindo assim a Lei número 14/2018.
“Nós como partido RENAMO já denunciamos e continuamos a juntar mais elementos de provas para agregar às outras provas que temos, como forma de suportar a nossa queixa”, disse Mapsuanganhe.
Para além das residências pertencentes a Escola de Mazicuera em Gondola, o partido Frelimo também é suspeito de estar a usar uma viatura do Estado para transportar material e membros para a campanha eleitoral.
Entretanto, a RENAMO só avançou com uma petição de queixa na Procuradoria contra o uso de residências pertencentes a unidade escolar pública e sobre a viatura ainda segundo a perdiz quer apurar a identificação do condutor para também o levar a barra da justiça. Contudo, a Frelimo em Gondola ainda não reagiu sobre as denúncias da RENAMO. (Pedro Tawanda, em Manica)