INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 26 de Julho de 2022 – 50 elefantes invadiram uma das reservas zimbabweanas e imigraram para Moçambique há duas semanas, onde já criam pânico precisamente nas comunidades dos distritos de Machaze e Mossurize, na província de Manica.
De acordo com o Administrador do distrito de Mossurize, Fernando Samuel, o seu executivo já está a mobilizar os caçadores locais para afugentar os animais que se aproximarem dos povoados daquele ponto da província.
“Temos 5 elefantes problemáticos que já fazem estragos ao longo do Rio Búzi; então, é só imaginar, quanto estrago teremos com mais 50?” Questionou Samuel visivelmente preocupado com a situação.
Fernando Samuel avançou ainda que – para refazer os danos causados pelos paquidermes que acabaram com celeiros em Mossurize – o Instituto Nacional de redução de riscos de calamidades INGD doou alimentos às famílias afectadas, como arroz, farinha de milho entre outros produtos da primeira necessidade.
Na senda do conflito homem-fauna bravia no distrito de Mossurize, em Manica, a “Integrity” tomou conta que duas pessoas morreram ainda este ano por picada de cobras de espécie mambas. (Pedro Tawanda em Manica, para IMN)