INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 26 de Julho de 2022 – Nesta segunda-feira (25), um homem que pretendia vender os seus três filhos com problemas de pigmentação de pele (albinos) – com a finalidade de usá-los no ritual de “magia negra” – foi preso pela polícia em Tete, antes de poder fechar o negócio.
A polícia afirmou que, na operação, as três crianças de 09 a 16 anos foram resgatadas no fim-de-semana, após uma denúncia anónima. De acordo com Feliciano da Câmara, porta-voz da PRM em Tete, a dupla (o pai dos menores e o respectivo tio destes) planificava traficar os menores para o país vizinho Malawi, onde poderiam ser vendidos por um valor equivalente a 40.000 USD, ou seja, (mais de dois milhões de meticais). “Foram efectuadas investigações… e foi possível resgatar os três menores do cativeiro”, afirmou.
Esta anomalia genética, que diz respeito a centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, é um pigmento que colora a pele, o cabelo e os olhos, quer dizer, é um problema da pele causado pela falta de melanina.
Vários países da África subsahariana enfrentam o tráfico de albinos já há bastante tempo, para a consumação de prática de feitiçaria. Em Moçambique, não é diferente; sendo que este fenómeno macabro faz-se sentir mais nas províncias de Nampula, Zambézia e Tete, onde buscam a alegada sorte e riqueza. (INTEGRITY)