Notice: Undefined index: weather_location in /home/integrit/public_html/wp-content/plugins/jnews-weather/class.jnews-weather.php on line 64
Porto de Pemba investe em novos equipamentos para manusear minérios

Porto de Pemba investe em novos equipamentos para manusear minérios

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) revelou estar a investir em novos equipamentos para auxiliar no manuseio de carga no porto de Pemba, província de Cabo Delgado, salientando que já foram adquiridos funis móveis para a descarga de diversos tipos de minérios, assim como do clínquer.

De acordo com o director regional da empresa, Emídio Bata, citado nesta terça-feira (26) pelo jornal Notícias, espera-se que, com os novos equipamentos, seja incrementada a quantidade de clínquer manuseado, passando de 60 mil para 90 mil toneladas por ano, acrescentando que das principais cargas manuseadas pelo porto constam a madeira, o combustível e agora a grafite.

“Com a aquisição dos funis para a descarga de minérios e clínquer, esperamos incrementar o manuseamento, reduzir o tempo de espera dos navios no porto de 15 para sete dias, e pretendemos reduzir os níveis de poluição do ambiente”, explicou.

Recentemente, a Procuradoria da República em Cabo Delgado recomendou à CFM a melhoria das operações de descarga de minério no porto de Pemba, por forma que mitigue a poluição, sobretudo depois de, em 2022, os munícipes da cidade se terem queixado da poluição de algumas áreas residenciais.

“Estamos convictos que, com a entrada em operação deste novo equipamento, vamos minimizar os níveis de poluição”, assegurou. (DE)

Exit mobile version