INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 25 de Julho de 2022 – Pela primeira vez, 47 anos após a independência nacional, 2200 famílias da localidade de Matica, distrito de Sussundenga, em Manica, beneficiam-se de uma maternidade e casa de mãe-espera para mulheres grávidas.
Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade de seis camas cada, financiada pela Agência Italiana para Cooperação e Desenvolvimento através da iniciativa de apoio à população vítima de ciclones em Moçambique, num valor estimado em 750 mil meticais.
Antes desta empreitada, para ter serviços de partos seguros, com particular destaque para as mulheres grávidas, a população percorria mais de 10 quilómetros até ao Hospital Distrital de Sussundenga, por vezes a pé ou mesmo à calada noite.
A infra-estrutura acoplada foi entregue esta quarta-feira pela Governadora de Manica, quem convidou mulheres para aderirem aos partos institucionais; pois, como lembrou
Francisca Tomás, para mitigar mortes maternas e infantis, a melhor estratégia seria aderir aos serviços sanitários.
A dirigente pediu aos funcionários da saúde afectos ao centro de saúde local que pautassem por um atendimento humanizado e, à população instada, que colaborasse com os profissionais da saúde, devendo garantir a longevidade da infraestrutura. Refira-se que esta é a sexta infra-estrutura da saúde entregue pela Governadora de Manica no presente ano. (Pedro Tawanda, em Manica para-Integrity)