Frelimo “confirma crise em Nampula” e coloca “músico-comediante na 3ª posição para AM”

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 18 de setembro de 2023-É uma situação que está a deixar vários cidadãos inquietos e admirados. A escolha do cidadão Orlando Orjana, vulgarmente conhecido por Lil Wayne de Moz, criador da “dança de woro”, que rapidamente tornou-se num fenómeno nacional e além-fronteiras, aparece na 3ª posição da lista final aprovada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) para Assembleia Municipal da Autarquia da Cidade de Nampula pelo Partido Frelimo.

Orlando Orjana que já chegou a fazer uma “canção” em homenagem a “boa governação de Paulo Vahanle”, actual edil e cabeça-de-lista pela Renamo, é visto como a “grande máquina propagandística” do Partido Frelimo em Nampula. Facto é, que na reunião nacional de apresentação dos cabeças de listas, realizada em Nampula, Lil Wayne de Moz foi o músico de cartaz, tendo em seguida, uma comitiva nacional do partido Frelimo efectuado visita ao seu estabelecimento comercial e desde lá a sua vida mudou à velocidade da luz.

Em Nampula, onde pela “primeira vez na história da Frelimo”, um candidato chegou a recusar ser cabeça-de-lista, vem se confirmando que o Partido Frelimo não se encontra nos seus melhores dias, razão pela qual, figuras como Orlando Orjana aparecem na lista de candidatos à membros da Assembleia Municipal na 3ª posição, por sinal, um mecanismo visto como estratégia de sobrevivência e de mobilização do eleitorado naquela que é uma das cidades mais ambicionada pelo partido Frelimo nas eleições que se avizinham.

A história de colocação de músicos nas listas para as Assembleias municipais não termina só em Nampula, nas cidades da Matola, Maputo, Quelimane e Beira, a Frelimo usou a mesma linha eleitoralista, levando conhecidos músicos como Killua, Lourena Nhate, Jorge Mamade e Lourenço Gani, para o embate que arranca dentro de dias, e que irá se reflectir nos próximos cinco anos no País. (IMN)

Exit mobile version