INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 25 de Julho de 2022 – O coordenador do Teatro Operacional Norte das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Omar Saranga, avançou que dezenas de milhares de terroristas foram abatidas durante a operação que culminou com o assalto à principal base dos rebeldes, no distrito de Macomia, na Província de Cabo Delgado.
“As nossas forças em operações abateram dezenas de terroristas e apreenderam o material bélico e informático”, disse Omar Saranga à comunicação social, durante uma visita à base Kathupa, que era considerada estratégica para os rebeldes, assaltada pelas Forças de Defesa e Segurança há três semanas.
A base Kathupa estava localizada numa mata densa do distrito de Macomia e consta que servia de abrigo para os rebeldes que fugiram das operações militares que culminaram com a recuperação de Mocímboa da Praia, em Agosto do ano passado. As Forças de Defesa e Segurança apresentaram um homem que diz ter sido agente de segurança de um dos líderes terrorista que estava em Kathupa.
“Ele é um exemplo daqueles moçambicanos para os quais apelamos sempre que se entregassem às nossas forças. Como podem ver, ele não está maltratado. Ele tem um dos braços amputado, mas isto foi feito por um dos terroristas”, detalhou. (INTEGRITY)