A lista dos participantes do Campeonato Africano das Nações de 2024 está completa. A Data Fifa serviu para encerrar as eliminatórias do torneio e, assim, confirmar os últimos participantes garantidos na próxima edição. O CAN 2023 (leva esta nomenclatura porque, teoricamente, deveria acontecer no meio do ano e acabou adiado por causa da temporada de chuvas na costa oeste do continente) será realizada de 13 de janeiro a 11 de fevereiro na Costa do Marfim. Só não será uma edição com tantas novidades, mesmo após a expansão recente para 24 equipes.
Dos 24 times da próxima Copa Africana, nada menos que 22 participaram de pelo menos uma das duas últimas edições. São 19 times que emendam aparições consecutivas na CAN, presentes também em 2022, e outros cinco que estiveram ao menos em 2019. Não que os dois ausentes há mais tempo sejam grandes novidades. Zâmbia está de volta após um hiato de nove anos em fases finais. Já a maior ausência era de Moçambique, que reaparece pela primeira vez desde 2010. De resto, nenhum acréscimo muito significativo. Desde que o CAN passou a contar com 24 participantes, foram três estreantes em 2019 e outros dois em 2022.
Zero estreantes pela primeira vez
Não à toa, a actual edição representa uma quebra histórica do Campeonato Africano: será a primeira vez que nenhum estreante estará no torneio. O CAN surgiu em 1957 e em todas as 22 edições anteriores houve pelo menos um novato. É verdade que o grupo de possibilidades anda bastante restrito. Atualmente, somente dez selecções pertencentes à CAF nunca disputaram o Campeonato Africano. A República Centro-Africana talvez fosse a candidata da vez, mas sucumbiu nos confrontos decisivos com Angola e Gana.
O mais importante é que as camisas pesadas estarão quase todas no CAN 2023. Sudão, Etiópia e Congo são os únicos campeões que não conseguiram se classificar, mas representam glórias bastante longínquas dentro do contexto continental. O trio possui somente três das 33 taças distribuídas na história do CAN. Se no formato com 16 equipes ainda foi comum não ver alguns dos antigos campeões na fase final, assim como times como Zâmbia tiveram dificuldades no passado recente, desta vez a festa estará praticamente completa.
Um detalhe interessante é que a fase de grupos garantirá diversos jogos de peso logo de cara, com o sorteio marcado para 12 de outubro. O pote de cabeças de chave é respeitabilíssimo: Costa do Marfim, Senegal, Marrocos, Tunísia, Argélia e Egipto. No entanto, o Pote 2 também tem muita tradição com Camarões, Nigéria, Mali, Burkina Faso, Gana e África do Sul. O Pote 3 pode garantir duelos duros contra República Democrática do Congo ou Guiné, por exemplo. Mesmo o Pote 4 possui suas armadilhas, com menção principal a Gâmbia, quadrifinalista da última edição. O espaço aos melhores terceiros colocados diminui os riscos, mas ainda assim times como Gana e Argélia morreram cedo em 2022.
Os potes e o mapa
Abaixo, os potes do sorteio e também um mapa interativo com as selecções do CAN 2023. É uma apresentação breve sobre o torneio mais tradicional da África e também um dos mais imprevisíveis do futebol de seleções. A expectativa é de uma boa edição, sobretudo após o sucesso recente de algumas nações na Copa do Mundo.
- Pote 1: Costa do Marfim, Senegal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito
- Pote 2: Camarões, Nigéria, Mali, Burkina Faso, Gana, África do Sul
- Pote 3: RD Congo, Cabo Verde, Guiné, Zâmbia, Guiné Equatorial, Mauritânia
- Pote 4: Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia, Angola, Gâmbia, Tanzânia
Adaptado de: https://trivela.com.br/africa/mapa-copa-africana-nacoes/