Irritado com as questões, Mesquita rapidamente ficou nervoso e começou a questionar se o jornalista era mesmo profissional da área e a quantos anos andava nisso. O vídeo recortado e que viralizou nas últimas horas nas redes sociais, surge depois da mesma televisão ter questionado há alguns meses atrás a vice-ministra do pelouro, sobre o estágio das obras da EN1, tendo está respondido que a melhor figura para responder sobre a questão era o Ministro Carlos Mesquita, eis que o Jornalista Vasco Dava levou à questão para a cerimónia de inauguração da estrada Macia – Chókwè, na província de Gaza.
Carlos Mesquita que já trouxe várias versões sobre o arranque das obras de construção e reabilitação da EN1, irritou-se desta vez e disse que o “dinheiro está com o Banco Mundial”, uma versão que já foi contada de diferentes formas e com vários ditames. O facto é que enquanto o Ministro Mesquita se irrita com questões da imprensa, os utentes e as empresas de transporte terrestre é que saem prejudicadas, havendo algumas que inclusive preferiram suspender temporariamente suas actividades devido ao estado caótico em que grande parte dos troços da EN1, se encontram.
Lembre-se que recentemente, num trabalho de campo realizado pela “Integrity” em Sofala, constatamos que devido ao estado da estrada, várias crianças e adolescentes dedicavam-se ao fechamento de buracos e posteriormente exigiam pagamentos aos automobilistas. (IMN)